23 fevereiro 2017

Semana Bíblica de Barcelos conta com D. Francisco Coelho

DACS com Sampaio Viana

Iniciativa decorre entre os dias 19 e 26 de Março. D. Francisco Senra Coelho profere conferência no dia 24.

O bispo auxiliar de Braga D. Francisco Senra Coelho vai participar como conferencista na Semana Bíblica do arciprestado de Barcelos, que decorre de 19 a 26 de Março, com o tema genérico “Per Mariam ad Iesum – Maria na história e na vida da Igreja”.

“A aliança de Portugal com Santa Maria” é o tema da conferência que o prelado profere no dia 24, às 21h30, no Auditório Municipal de Barcelos.

No mesmo local e à mesma hora têm lugar as outras duas conferências. No dia 20, Marco Daniel, do santuário de Fátima, fala sobre “Peregrinos da Virgem Peregrina: os caminhos de Fátima, ontem e hoje”, enquanto a teóloga Isabel Varanda, da Universidade Católica Portuguesa, profere uma conferência no dia 22 intitulada “Concebida sem pecado. Da antropologia bíblica ao dogma da Imaculada Conceição”.

Os dias 21, 23 e 25 estão reservados para programa próprio em cada paróquia. Assim, na comunidade paroquial de Santa Maria Maior, na terça-feira, tem lugar uma “Lectio divina” de Quaresma; na quinta-feira, realiza-se uma caminhada quaresmal na Igreja Matriz (reflexão e oração); e o sábado é dedicado a um serão à volta de um filme bíblico.

Para o arciprestado de Barcelos, organizador da iniciativa, o enquadramento temático e a justificação do tema devem-se ao centenário das aparições e o “altar do mundo” em que Fátima se tornou e ao tema do ano pastoral na arquidiocese de Braga, Ano da Fé Contemplada com Maria.

Esta é uma semana que pretende dar conteúdo novo à acção evangelizadora no arciprestado de Barcelos, uma religiosidade popular e mariana que urge iluminar de Evangelho, em ordem a acções eclesiais de padres e leigos eficazes numa sociedade secularizada”, referiu o arciprestado.

Ainda segundo os organizadores da Semana Bíblica, a primeira conferência valoriza a perspectiva teológico/pastoral, a segunda situa-se mais no contexto bíblico/teológico e a terceira mais na parte histórica. Antes de cada conferência, há ambientação com o Hino do Centenário de Fátima, interpretado por três coros, um em cada dia.