29 novembro 2016

Concerto em honra de São Frutuoso na Sé Catedral

Fotografia

A performance estará a cargo do Departamento de Música da Universidade do Minho.

A Sé Catedral acolhe, no próximo dia 2 de Dezembro, pelas 21h30, um concerto em honra de São Frutuoso. A iniciativa acontece no âmbito do 1350º aniversário da morte de São Frutuoso e do 50º aniversário da transladação das suas relíquias de Santiago de Compostela para Braga.

Os compositores Eurico Carrapatoso, Hugo Fernández Languasco, François Nicolas e Jean-Pierre Leguay são os autores da obra baseada nos escritos de São Frutuoso, na Sagrada Escritura, e na Regra de São Bento. A performance do concerto estará a cargo do Departamento de Música da Universidade do Minho.

Relativamente aos compositores, o Pe. Hermenegildo Faria, que lhes lançou o desafio, explica, em comunicado enviado: "Foi-lhes pedido que pela música falassem da importância primordial do silêncio e de uma relação humana baseada no discipulado, na recusa em ser mestres para, alegremente, nos tornarmos discípulos uns dos outros como nos pediu Jesus Cristo".

O compositor Hugo Fernández Languasco, a respeito da criação para o concerto, refere ter-se lembrado de Santo Agostinho e da sua ideia de que "a música deve contribuir para elevar a alma a Deus". "Quando recebi o texto latino de São Frutuoso como inspiração para uma criação musical, senti-me contagiado pela experiência da vida contemplativa monástica", pode ler-se no comunicado.

A composição de François Nicolas inclui uma recitação, em latim, do início e do final da vida de São Frutuoso.

Por sua vez, Jean-Pierre Leguay procurou escrever uma música "ao alcance de um grande número de cantores". Fê-lo para um coro acompanhado de oboé. "O oboé ajuda o coro e alarga o seu espaço", explica.

Eurico Carrapatoso revela que a inspiração da sua peça reside no silêncio, de onde a música parte e para o qual se dirige. "A obra termina de uma forma algo enigmática, mais interrogativa do que conclusiva, perspectivando a paciência, o silêncio e a mansidão não como valores adquiridos, antes como desafios à nossa própria natureza (perspectiva de um pecador, dir-se-ia)", ressalva.

No local do evento estará também disponível uma edição das partituras do concerto, assim como uma edição da vida de São Frutuoso ilustrada pelo artista plástico norte-americano Joe Santos, com versões em português, inglês, espanhol e francês.

A organização do concerto está a cargo da Arquidiocese de Braga, da Reitoria da Universidade do Minho, da Câmara Municipal de Braga e da Direcção Regional de Cultura do Norte.