Arquidiocese de Braga -

7 outubro 2016

"O Vídeo do Papa": ética e verdade para os Jornalistas

Default Image
Fotografia

DACS

"Como é que os meios de comunicação se podem colocar ao serviço de uma cultura do encontro?", pergunta Francisco.

\n

O Papa Francisco publicou um vídeo onde afirma que é preciso que os meios de comunicação se comprometam com o bem da humanidade e do planeta" e onde convidou os católicos de todo o mundo a rezar pelos jornalistas, para que o seu trabalho "seja sempre motivado pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético".

Desta vez, o Santo Padre analisou o papel da imprensa a nível internacional para encorajar a que os profissionais fomentem a cultura do encontro.

A intervenção começa com essa mesma pergunta, que o Papa admite colocar várias vezes a si mesmo: "Como é que os meios de comunicação se podem colocar ao serviço de uma cultura do encontro?"

"Precisamos de informação que leve a um compromisso com o bem da humanidade e do planeta. Une-te a mim neste pedido para que os jornalistas, no desempenho de sua função, estejam sempre motivados pelo respeito à verdade e um forte sentido ético", pediu o Pontífice.

O vídeo de Outubro termina com Francisco a perguntar se o ajudam a difundir esta intenção e vários jornalistas a responder "sim". 

De acordo com a Rede Mundial de Oração pelo Papa - Apostolado da Oração, o "Vídeo do Papa, lançado em Janeiro de 2016, é um projecto pioneiro da Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração, que tem como protagonista o próprio Papa, e marca uma nova era na comunicação das intenções mensais pelos desafios da humanidade. A cada mês, Francisco apela à consciencialização e sensibilização para os desafios da Humanidade em geral, desafios que dizem respeito a todas as tradições religiosas e pessoas de boa vontade".

Em meses anteriores, o Santo Padre reflectiu sobre assuntos como a indiferença, a necessidade de ajudar os desfavorecidos, a exploração no trabalho, o diálogo e a paz, a protecção do meio ambiente e a igualdade de género. Todos os vídeos são legendados em dez idiomas.