25 julho 2016

Peregrinos começam a chegar a Cracóvia

Fotografia Czestochowa

DACS com JMJ 2016

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia" é o tema da JMJ 2016.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016, que começa oficialmente amanhã em Cracóvia, recebeu já mais de 200 mil peregrinos. De 26 a 31 de Julho, a cidade polaca será palco de uma reunião de milhares de jovens com o tema "Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia".

De acordo com a página oficial do evento, já começa a ser notado um "fluxo além do normal de turistas na Cidade dos Santos", que se vê agora preenchida de azul, cor do kit dos voluntários, para quem a Jornada já começou.

Para os primeiros dias estão agendadas várias catequeses (algumas delas itinerantes), a Eucaristia de abertura (amanhã), e o Festival da Juventude.

A cerimónia de boas-vindas ao Papa Francisco está marcada para quarta-feira à tarde. Até Domingo haverá outras celebrações presididas pelo Santo Padre: uma Via-Sacra, uma vigília de oração e a Missa de envio.

A JMJ nasceu por iniciativa de João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Desde então que a cada dois ou três anos, reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

Depois de Roma, foi a vez de Buenos Aires (Argentina), em 1987, receber a JMJ; em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993, em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

2016: Programação variada

— Catequeses (quarta, quinta e sexta)

As catequeses são ministradas em diferentes idiomas por bispos de todo o mundo. O objectivo é introduzir os peregrinos na mensagem da bem-aventurança “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), eleita pelo Papa como tema desta Jornada Mundial da Juventude. As catequeses acontecem em toda a cidade, em Igrejas e outros lugares, de forma a que todos os jovens possam participar.

Durante as catequeses, os sacerdotes ajudam os jovens a entender o sentido do sacramento da penitência e da reconciliação. Além disso, os participantes podem confessar-se nestes dias pela manhã. Todas as catequeses terminam com Eucaristia.

— Festival da Juventude (terça, quarta, quinta e sexta)

Este é um programa religioso e artístico-cultural que se realiza nas tardes e noites dos três dias de catequeses, exceptuando durante o tempo destinado aos Actos Centrais. Durante o Festival da Juventude, a participação está aberta a todos os interessados, é gratuita e consiste em actividades de carácter artístico, religioso e espiritual como exibições, oficinas, eventos desportivos, teatrais, entre outros. O Festival é uma proposta preparada pelos peregrinos e para os peregrinos: todos têm a oportunidade de participar nestes festivais não apenas como espectadores, mas também como artistas ou organizadores.

— Centro das Vocações (terça, quarta, quinta e sexta)

O Centro das Vocações serve para apresentar os carismas e actividades das congregações religiosas, escolas e universidades católicas, editoras religiosas, organizações missionárias, movimentos e comunidades locais e internacionais. O objectivo é mostrar aos jovens que há diversos caminhos para realizar a vocação dentro da Igreja.

— Encontro dos voluntários com o Papa (Domingo)

No final da Jornada Mundial da Juventude, antes de sair do país anfitrião, tradicionalmente o Papa reúne-se com as pessoas que possibilitaram a organização da JMJ. No Domingo à tarde, Francisco irá agradecer aos milhares de voluntários do mundo inteiro pelo seu serviço e pelo trabalho dos últimos dias.