3 maio 2016

Bênção das grávidas

Fotografia António Silva

As famílias foram à igreja paroquial de São José de São Lázaro receber a bênção para a maternidade.

Mais de duas dezenas de mães marcaram presença na bênção das grávidas, que decorreu no dia 1 de maio, às 11h30, na igreja paroquial de São José de S. Lázaro.

A celebração, promovida pela equipa de pastoral familiar da Cidade e pela Associação Famílias, coincidiu, este ano, com a Dia da Mãe, dando mais um motivo às grávidas presentes para festejar com mais intensidade a alegria de acolher um filho no ventre.

Na homilia, o pároco e assistente da equipa, padre Roberto Mariz, começou precisamente por enfatizar a feliz coincidência das celebrações: bênção das grávidas, Dia da Mãe, dia de S. José, operário. Por isso, deixou uma mensagem de apelo ao amor e à paz na família, lembrando que «para crescer feliz uma criança precisa do amor do pai, do amor da mãe, e do amor entre o pai e a mãe no caminhar da vida».

Inspirado pela primeira leitura, que apontava a oração e o diálogo como forma de evangelização dos primeiros cristãos, o presbítero aconselhou as mães e pais a usar esta mesma «fórmula» de oração e diálogo para superar eventuais divergências familiares.

Os casais presentes foram ainda recordados que não devem ficar-se pelas palavras de amor, mas seguindo o exemplo de Santa Joana, devem efetivamente fazer com que o amor se reflita em cada uma das suas ações. Apontou a cada mãe a tarefa de ajudar os seus filhos «a crescer para o Senhor, revelando-se casa e morada de Deus».

Aquando da bênção, o padre Roberto pediu a Deus que abençoasse as crianças nos ventres daquelas mulheres «que aguardam com fé e esperança o fruto que trazem no seu seio, tal como Maria trouxe Jesus Cristo». E pediu também a Deus para fortalecer as grávidas, atender às suas súplicas e a confortá-las no momento do parto.

Nesse dia, foi também oferecida uma bênção a todas as crianças que, em anos anteriores, tinham participado sido abençoadas nos ventres das suas mães.

* Conteúdo elaborado a partir da notícia (da autoria da jornalista Carla Esteves) publicada no Diário do Minho de 2 de maio de 2016.