Arquidiocese de Braga -
11 março 2016
Bragança e Tadim revivem "Paixão de Cristo"
DACS
A encenação da "Paixão de Cristo" envolve 160 actores e conta com a participação do coro da paróquia de São Bartolomeu de Tadim.
A paróquia de São Bartolomeu de Tadim está a preparar a encenação da "Paixão de Cristo". A primeira apresentação decorre no próximo Sábado, 12 de Março, em Bragança, pelas 21h. No Sábado seguinte, 19 de Março, é a vez de Tadim acolher a encenação, que se realiza nas imediações da Igreja Paroquial.
São 160 os actores envolvidos na peça. A representação dura cerca de duas horas e pretende, segundo o pároco de Tadim, Pe. João Torres, “recriar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo”.
A “Paixão de Cristo” divide-se em 14 cenas, sendo a primeira a “Entrada triunfal em Jerusalém”, e a cena final o “Calvário”. A peça engloba também uma componente musical, a cargo do coro da paróquia de São Bartolomeu de Tadim.
De acordo com o Pe. João Torres, a representação pretende recordar “aquilo que está escrito nos Evangelhos”, destacando “alguns sentimentos e pensamentos que poderiam ocupar a mente e o coração de Jesus”.
O evento surgiu pela primeira vez em 2009 e tem aumentado de dimensão. “O povo de Deus da nossa comunidade, ousando sonhar, construiu cenários e costurou com afinco centenas de peças de roupa com a ousadia do sonho de querer ir mais longe!”, explicou o pároco.
A propósito do envolvimento da comunidade, o Pe. João Torres acredita ainda que a peça proporciona “uma oportunidade ousada de as pessoas abrirem as suas mentes ao evangelho, para depois abrirem o coração na busca da excelência por uma vivência cristã”.
Para o coordenador do evento, Bruno Ferreira, o grande objectivo da recriação da "Paixão de Cristo" passa por “evangelizar cada paroquiano de Tadim e depois torná-lo evangelizador para outras comunidades”.
Partilhar