26 fevereiro 2016

Encontros e celebrações na Semana Bíblica de Barcelos

DACS

"Missionários da misericórdia — Onde, a quem e como?" é o tema da semana.

A Semana Bíblica do arciprestado de Barcelos começa este Domingo, 28 de Fevereiro, subordinada ao tema “Missionários da misericórdia – Onde, a quem e como?”.  Conferências, encontros, celebrações e outras actividades marcam a semana.

A Semana Bíblica arranca com uma concentração de catequisandos que frequentem entre o sexto e décimo ano de catequese, das 89 paróquias do arciprestado. O ponto de encontro é no templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, às 14h30. O evento é organizado pela Equipa da Catequese Arciprestal e intitula-se “Vocação e missão na cidade de Barcelos”. A participação estende-se aos pais e catequistas. O encontro contará ainda com a actuação da “Banda Missio”.

O auditório municipal de Barcelos vai receber três conferências, agendadas para as 21h30 de Segunda, Quarta e Quinta-feira.

“Do Deus da justiça ao Deus da misericórdia” é o título da primeira conferência, cujo orador será o Frei Herculano Alves. Na Quarta-feira é a vez de D. António Couto, bispo de Lamego, falar sobre “A misericórdia nas parábolas de Jesus”. Por último, na Quinta-feira, o médico barcelense António Tomé irá abordar o assunto “Misericórdia: sentido e valor na vida clínica”.

A iniciativa “24 horas para o Senhor”, lançada pelo Papa Francisco, vai decorrer na Sexta-feira e no Sábado.

A encerrar a Semana Bíblica, dia 6 de Março, o arciprestado recomenda que cada paróquia celebre a “Festa da Palavra”, para as crianças do quarto ano da catequese, no período da manhã. Durante a tarde será apresentada a Bíblia manuscrita, em Barcelos, seguindo-se, às 16h30, o desfile dos dez volumes dentro da “Arca da Aliança”, que partirá do templo do Senhor Bom Jesus da Cruz em direcção à Igreja Matriz de Barcelos.