DACS | 27 Jan 2016
Avenida de Braga perpetua memória do Cón. Jorge Coutinho
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, anunciou ontem a homenagem, na apresentação do programa da Quaresma e Solenidades da Semana Santa.
  © DR

O programa das Solenidades da Semana Santa de Braga conta, este ano, com a inauguração da Avenida Cónego Jorge Coutinho, uma homenagem ao ex-presidente da Comissão das Solenidades da Semana Santa de Braga. A inauguração será na Sexta-feira Santa, dia 25 de Março. A avenida localiza-se no troço da variante que liga a Estação de Comboios à Rotunda do E.Leclerc.

O anuncio foi feito ontem, durante a apresentação do programa da Quaresma e Solenidades da Semana Santa, na Sé Catedral, pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que sublinhou este gesto como “homenagem e gratidão” por todo o trabalho realizado pelo Cónego Jorge Coutinho nos últimos anos.

O presbítero foi homenageado por todos os representantes da Semana Santa presentes. Para o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Bernardo Reis, o Cónego Jorge Coutinho, através da sua “acção e dinamismo” deu um contributo essencial para a projecção da Semana Santa.

O actual presidente da Comissão da Semana Santa, o Cónego Luís Miguel Rodrigues, deixou um “vivo agradecimento” à “dedicação, empenho e trabalho” do Cónego Jorge Coutinho.

Já o representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Marco Sousa, reforçou que o legado deixado pelo sacerdote será “preservado e, se possível, melhorado”.

O cónego Jorge Peixoto Coutinho nasceu a 7 de novembro de 1939 na paróquia de Alvarães, Viana do Castelo. Foi ordenado sacerdote a 15 de Julho de 1962, no Seminário da Arquidiocese de Braga. Dedicou a sua vida ao ensino, à investigação e à formação dos seminaristas. Em 1970 foi nomeado vice-reitor do Seminário Conciliar. Licenciou-se em Filosofia pela Gregoriana em Roma (1965) e em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1974) e doutorou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga. Foi eleito cónego capitular do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense em 1985 e, em 2003, Arcediago do Cabido. Faleceu em Braga, no dia 9 de Novembro de 2015.

Palavras-Chave: