Arquidiocese de Braga -

13 março 2015

D. Francisco Senra: "Cada vez mais os movimentos das paróquias têm de caminhar por si"

Fotografia DACS

Afirmação decorreu durante a visita pastoral do Bispo auxiliar de Braga à paróquia de Bagunte.

\n

Na semana passada, D. Francisco Senra realizou uma visita pastoral à Paróquia de Bagunte, durante a qual teve oportunidade de conhecer os elementos dos vários movimentos da Paróquia. A todos deu pistas concretas para um trabalho pastoral comprometido, explicando que dada a crise de vocações para o sacerdócio, cada vez mais os movimentos das Paróquias têm de caminhar por si, já que os párocos têm de se desdobrar por várias paróquias.

D. Francisco Senra Coelho destacou também a importância da atenção e solidariedade da comunidade paroquial para com o outro, chamando a atenção para os que estão sozinhos, doentes, desempregados, com dificuldades económicas e sem esperança.

Durante a visita pastoral, o prelado teve oportunidade de visitar empresas da freguesia, a Clínica do Outeiro (recuperação de toxicodependentes), doentes acamados, várias capelas e a escola básica Agustina Bessa Luís.


O bispo celebrou também a Missa de Santa Unção, durante a qual deixou uma palavra amiga e de conforto aos idosos e doentes. 

Na quinta-feira encontrou-se com os 29 jovens crismandos e respectivas famílias e catequistas. Durante o encontro, D. Francisco enfatizou o significado profundo do Sacramento da Confirmação.


No Domingo realizou-se a Celebração da Crisma, com a presença da comissão fabriqueira e das autoridades civis da Junta do Agrupamento de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada. Os dois Grupos Corais da Paróquia, adulto e infantil, enriqueceram a liturgia.