6 fevereiro 2013

COMEMORAÇÕES DOS 150 ANOS DO SAMEIRO

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O plano de atividades do Sameiro para este ano fica marcado pelas comemorações dos 150 anos do santuário, em memória do lançamento da primeira pedra do primitivo monumento, que se assinala a 14 de junho. Para o cónego José Paulo Abreu, presidente da Conf

Para o cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria do Sameiro, esta efeméride «merece ser devidamente assinalada», tendo sido elaborado um vasto programa de iniciativas.
«O Sameiro tem uma vertente marcadamente mariana, daí que, em Ano da Fé, toda atividade deste ano esteja debaixo do lema “Com Maria, professamos a nossa fé”», sublinhou este responsável.
O programa preparado para assinalar esta efeméride fica, desde logo, marcado por uma procissão de velas com a imagem principal de Nossa Senhora do Sameiro, pelas ruas da cidade de Braga, a 31 de maio.
Esta cerimónia, que se realiza no dia em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora, vai ter como ponto de partida a igreja do Pópulo, seguindo depois em procissão de velas até à Sé.
O facto da igreja do Pópulo ter sido escolhida como ponto de partida refere-se ao facto da imagem de Nossa Senhora do Sameiro, concebida pelo italiano Eugenio Maocegnali no ano de 1876, ter estado exposta à devoção dos fiéis neste templo da cidade, enquanto eram terminadas as obras da igreja do Sameiro.
«Quando esta imagem veio para Braga, ficou dois anos na igreja do Pópulo, e só depois partiu para o Sameiro em solene procissão», recorda o responsável pela confraria do santuário.
Em estudo está ainda a possibilidade da imagem de Nossa Senhora ficar alojada na catedral bracarense até 2 de junho, dia em que se vai realizar a habitual peregrinação arquidiocesana ao Sameiro, que este ano coincide com a solenidade do Corpo de Deus.
Para além desta procissão, no dia 15 de junho realiza-se um concerto comemorativo dos 150 anos do santuário, que vai contar com a participação já confirmada dos grupos corais Magistrói, Vinhós e S. Joao Batista de Vila do Conde.
Segundo o cónego José Paulo Abreu, um dos objetivos destas comemorações é o restauro da primitiva imagem de Nossa Senhora, colocada no monte Espinho por iniciativa do padre Martinho Pereira da Silva, cuja misteriosa implosão, na noite de 9 de janeiro de 1883, incrementou a devoção mariana neste lugar.
«A ideia é colocar a imagem no local onde se encontra a coroa (junto da porta lateral da basílica) e que Nossa Senhora fique ali a acolher os peregrinos», acrescentou.

A acontecer este restauro, será feita a inauguração solene no dia 16 de junho, pelas 15h30, momento que será antecedido de uma procissão desde a rotunda do Papa e incluirá uma eucaristia solene.
Recorde-se que a primitiva estátua do santuário, cujo lançamento da primeira pedra dá mote a estas comemorações, foi o primeiro monumento do santuário. A iniciativa partiu do padre Martinho Pereira da Silva, que pretendia comemorar a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, que aconteceu a 8 de dezembro de 1854.
Segundo se conta esta estátua mariana, cujos restos estão expostos na cripta, tinha uma altura de 14 palmos e foi esculpida em mármore branco de uma só pedra. A 14 de junho de 1863 foi lançada a primeira pedra de uma estátua, cuja misteriosa implosão, fez crescer o número de devotos.

Concerto e jantar dão continuidade à angariação de fundos
Entretanto, o santuário vai continuar a promover iniciativas que visam angariar fundos para custear o valor dispendido recentemente com o restauro do telhado da basílica, que, segundo o cónego José Paulo Abreu «ronda os 550 mil euros».
«Todas as iniciativas desenvolvidas vão ter em conta a vertente da fé, mas também as necessidades concretas», sublinhou, lançando o repto aos fiéis para tomarem parte nas próxima iniciativas.
A primeira iniciativa decorre já na próxima sexta-feira, pelas 21h30, no auditório Vita, com o concerto do grupo bracarense de música popular “Origens Tradicional”.
Os ingressos, que custam apenas 5 euros, podem ser adquiridos na Casa das Estampas do santuário, na Albergaria do Sameiro, ou nos Serviços Centrais da Arquidiocese, situados na rua de S. Domingos. Para mais informações, contactar o telefone 253 603620 ou o e-mail [email protected].
No dia 14 de fevereiro vai ser promovido também um jantar de namorados, animado pela rusga de S. Paio de Merelim. As inscrições para esta iniciativa, dirigida a pessoas de todas as idades, podem ser feitas nos mesmos locais onde decorre a venda de ingressos para o concerto.
Integrado no plano de atividades para os próximos dois meses vão estar ainda o lançamento de um DVD intitulado “Sameiro, fotos e Fé”, no qual estão compilados textos de teor mariano, fotos e imagens da visita do Papa, e ainda, a edição do livro “Para além das noites sem luar”, da autoria do cónego José Paulo Abreu, que reúne os editoriais publicados desde 2008 no jornal “Ecos do Sameiro”, entre outros.