15 março 2024

Fotografia Francisco de Assis

DM - Francisco de Assis

Agora através da exposição “Todos Com Jesus”, patente na loja da Sé de Braga

A Loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga reforça a sua missão socio-caritativa, com mais uma ação para ajudar a Cáritas Arquidiocesana de Braga a cumprir as sua nobre missão. Desta vez, é através de uma exposição de Cristos, do artista António Ramalho, cuja venda reverte-se, em parte, para a Cáritas de Braga.

A inauguração aconteceu ontem, precisamente no Tesouro-Museu da Sé de Braga, com a presença do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, que patrocina a frase que dá  mote à exposição, ou seja, “Levar Jesus a Todos e Todos a Jesus”. Um lema que consta do Ano e Década Pastoral da Arquidiocese de Braga, para preparar os 2000 anos da Primeira Páscoa.

Para além do Arcebispo de Braga, na sessão estiveram o cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Quaresma e Semana Santa de Braga; o artista António Ramalho, João Nogueira, presidente da Cáritas de Braga; Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga; Fernando Nogueira, provedor da Irmandade de Santa Cruz; um representante da Santa Casa da Misericórdia de Braga; o presidente da União das freguesias de Maximinos, Sé e Cividade; o presidente da Junta de Freguesia de Galegos São Martinho, que acompanhou o artista António Ramalho na deslocação a Braga para a inauguração da exposição; entre outras personalidades.

As primeiras palavras foram do cónego Avelino Amorim, que, para além de dar as boas-vindas aos convidados, sobretudo ao artista António Ramalho, a quem agradeceu pela disponibilidade para trazer os Cristos para a exposição; agradeceu igualmente, em primeiro lugar, à Loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga, pelo contributo cultural, fazendo "belíssimas exposições", e agradeceu também pela missão solidária que tem assumido, ano após ano, sobretudo no Natal e na Quaresma e Semana Santa de Braga, com sucessivas campanhas a favor da Cáritas.

Aliás, a Cáritas de Braga também mereceu os parabéns e elogios por parte do cónego Avelino. Por um lado, pelos seus 75 anos de vida ao serviço daqueles que mais precisam; e, igualmente, por esta nobre missão em ajudar cada vez mais pessoas e nas mais variadas formas de pobreza.

Aquisição das peças e ajuda à Cáritas podem ser feitas à distância

Por sua vez, António Ramalho, herdeiro de uma família de artistas, uma vez que é filho da famosa Júlia Ramalho e bisneto da igualmente famosa  Rosa Ramalho, todos de Barcelos; foi parco nas palavras, mas manifestou satisfação por poder colaborar com a Loja do Tesouro-Museu da Sé, nesta iniciativa que tem também a nobre missão de ajudar uma instituição tão fundamental como a Cáritas.

Recorde-se quem adquirir um Cristo, está a ajudar a Cáritas. Cada peça custa 25 euros, 10 revertem-se a favor das causas da Cáritas.

E uma das vantagens dos tempos modernos e das tecnologias é que não é preciso ir ao Tesouro-Museu para adquirir a peça. A encomenda pode ser feita através das redes sociais.

O presidente da Cáritas agradeceu penhoradamente o Tesouro Museu da Sé, que tem sido um dos principais financiadores das muitas causas.

Quanto ao Arcebispo de Braga, sublinhou esta ideia da partilha, de levar Jesus a Todos e Trazer Todos a Jesus”, uma missão que é de todos, cada um à sua maneira, como pode.

Agradeceu ao Tesouro-Museu, este «toque» social e solidário na Quaresma e na Páscoa, a favor da Cáritas.