27 fevereiro 2024

CIM realiza Assembleia Geral em Braga

Fotografia DR

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia /DACS

O Coetus Internationalis Ministrantium (CIM) é o organismo internacional que tutela o serviço dos acólitos

Cerca de 30 pessoas de 12 países estão reunidas em Braga, para a Assembleia Geral do Coetus Internationalis Ministrantium (CIM), organismo internacional que tutela o serviço dos acólitos. O encontro começou ontem, dia 26, e segue até o dia 29.

Durante quatro dias, os membros do CIM terão momentos formais para aceitação de novos membros, para apresentar os relatórios de atividades dos três grupos linguísticos, para decidir acerca da participação no Jubileu dos Jovens em Roma no ano 2025, para falar sobre iniciativas que promovam o culto a São Tarcísio, padroeiro dos acólitos, mas sobretudo para ultimar a preparação da Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma, que acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto do presente ano.

Além destes momentos de trabalho, há oportunidade para visitas culturais aos Santuários do Bom Jesus do Monte e de Nossa Senhora do Sameiro, bem como ao centro da cidade de Braga. Este grupo celebrará Eucaristia na Basílica do Bom Jesus, hoje, às 16h30 e na Catedral amanhã, dia 28, às 17h30.

Esta Assembleia é organizada pelo Comité do CIM, constituída pelo Arcebispo do Luxemburgo, Cardeal Jean-Claude Höllerich, presidente do CIM; pelo vice-presidente do CIM, Emil Alin Irimiciuc, da Roménia; pelo secretário, Tobias Knell, da Alemanha; pelo tesoureiro, padre Rui Sousa, de Portugal; pelos vogais Sarah Hairbucher, da Alemanha e Josip Ivesic, da Croácia, além da assistente do presidente, Tanja Konsbrück.

A missão deste organismo consiste em promover o culto de São Tarcísio, patrono dos acólitos, além de organizar a Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma.