Arquidiocese de Braga -

26 fevereiro 2024

Semana Cáritas com open day e concerto solidário

Fotografia DR

Cáritas

Na Cáritas Arquidiocesana de Braga a programação vai dividir-se entre Braga e Guimarães

\n

A Rede Nacional da Cáritas promove, até dia 3 de março, a Semana Nacional, que tem como objetivos fundamentais a divulgação do trabalho realizado no país e a recolha de verbas. Na Cáritas Arquidiocesana de Braga, a programação vai dividir-se, essencialmente, entre Braga e Guimarães, com um open day e concerto solidário, respetivamente, entre outras atividades. 

Assumindo como tema “Cáritas: Amor que Transforma”, durante a semana levaremos a cabo o peditório anual nas paróquias (coleta das eucaristias) e em alguns espaços públicos (superfícies comerciais Lidl e Pingo Doce dos concelhos de Braga, Guimarães e Barcelos). Esta é uma das principais fontes que garante e sustenta a ação da instituição. 

Em termos de programação, a sede da Cáritas Braga, na Rua dos Falcões, centro histórico da cidade, vai abrir as portas para receber a comunidade e dar a conhecer o trabalho que faz, diariamente, em prol das pessoas mais vulneráveis. A iniciativa decorrerá na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, durante o horário de funcionamento, entre as 9h e as 17h, e permitirá aos interessados visitarem, por exemplo, serviços como a cantina social, armazém de bens alimentares, espaços de atendimento e a exposição itinerante “Crianças Cáritas: do mundo para Famalicão" da investigadora e ativadora do município de Famalicão, Arminda Ferreira. 

A restante programação da Semana Cáritas concentrar-se-á na cidade de Guimarães “resultado de uma estratégia de descentralização e, também, uma forma de divulgar o 1º ano de trabalho da Cáritas Arciprestal de Guimarães-Vizela”, explica o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, João Nogueira. Está previsto um concerto solidário no Paço dos Duques de Bragança, com o TetrAcord'Ensemble, dia 1 de março, sexta-feira, às 21h30. No dia antes, 29 de fevereiro, quinta-feira, decorrerá a tertúlia “O Amor que transforma” na associação Convívio.

A Cáritas vai estar, também, presente em escolas do concelho de Guimarães e dia 3 de março, às 12h, haverá uma eucaristia na igreja da Oliveira, presidida pelo cónego Avelino Amorim e solenizada pelo núcleo da Cáritas Jovem de Braga. 

Recordamos que, ao longo deste ano, assinalamos os 75 anos da Cáritas de Braga, (fundada a 22 de fevereiro de 1949), marco de uma dedicação incansável à causa da solidariedade e justiça social. “Não representa apenas uma jornada extraordinária de serviço, mas também simboliza a resiliência, a empatia e o compromisso contínuo em construir um mundo mais justo e inclusivo”, sublinha João Nogueira.