Arquidiocese de Braga -

26 fevereiro 2024

Apelo ao voto nos 50 anos da Democracia

Fotografia DR

COPIC

Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC)

\n

No ano em que a democracia portuguesa celebra o 50.º aniversário da revolução do 25 de abril, somos chamados enquanto sociedade, a participar ativa e responsavelmente em dois atos eleitorais que se complementam; as eleições legislativas para a Assembleia da República a 10 de março e as eleições para o parlamento Europeu em junho próximo. São grandes os desafios que a nível internacional se colocam com evidentes implicações a nível nacional; o desafio da crescente pressão migratória para a Europa, a instabilidade internacional causada pelas diversas guerras em especial na Ucrânia e na Faixa de Gaza, o abrandar da economia europeia, o aproveitamento político das religiões para o exacerbar de movimentos nacionalistas e xenófobos e a destruição trazida por acidentes naturais extremos provocados pelas alterações climáticas.

São desafios que criam um complexo quadro de instabilidade e insegurança que naturalmente afeta o nosso país e as políticas e projetos que importa desenvolver com estabilidade para bem de todos os cidadãos. Mais do que nunca o agir local consciente e responsável requer um pensar global esclarecido e informado que assume a complexidade do mundo em que vivemos e a necessária conjugação de esforços de todos os homens e mulheres de boa vontade independentemente da sua raça, cultura e religião.

Fiéis ao Evangelho libertador de Jesus Cristo e à construção do Seu Reino de paz e de justiça, vemos com preocupação a crescente desigualdade existente no seio da nossa sociedade geradora de exclusão e de pobreza. São também preocupantes os graves desafios colocados à juventude portuguesa, mormente a falta de habitação e de condições económicas que impedem a estabilidade necessária para a constituição de família e o aumento da natalidade, bem como a precariedade no mercado de trabalho geradora muitas vezes de formas de exploração laboral que atentam à dignidade humana.

Perante uma população idosa e em continuo envelhecimento verificamos a falta de proteção social em que vivem muitos idosos com baixas pensões de sobrevivência e muitos sem retaguarda familiar apesar do valioso trabalho nesta área das Instituições de Solidariedade Social cuja ação requer maior comparticipação financeira por parte do Estado.

Sabendo que a democracia assenta no diálogo construtivo, na livre troca de ideias e no saber discordar com respeito, valorizamos tudo o que contribua para o bem de todas e de todos e para melhorar o que de bom já acontece no país e rejeitamos discursos políticos autoritários e a manipulação falsa de notícias e factos, que visam a desinformação e o ocultamento da verdade e da transparência que deve reger a informação e o debate de ideias e projetos sociais. Reafirmamos a importância da aplicação dos valores cristãos da integridade ética, da verdade e da reconciliação e em particular num tempo e contexto polarizado em que se buscam falsas divisões entre pessoas e grupos.

Consciente da sua vocação ecuménica e de entidade geradora de pontes de diálogo e de cooperação na sociedade, o Conselho Português de Igrejas Cristãs manifesta uma vez mais e no atual contexto em que vivemos, a sua disponibilidade para colaborar no alcançar de consensos sociais que envolvam os partidos políticos e demais organizações da sociedade civil na busca de soluções para responder às necessidades e problemas nacionais.

Sabendo que a democracia é um processo em permanente construção na defesa dos direitos humanos e entre eles o direito à liberdade de religião e de crença, certos de que todas e todos contam e podem e devem ajudar a melhorar o país, o COPIC, apela assim ao voto de todos os portugueses nos próximos atos eleitorais como forma de participação cívica e de salvaguarda das conquistas e desenvolvimentos alcançados ao longo de 50 anos de democracia.

 

26 de fevereiro de 2024, Vila Nova de Gaia

 

A Direção do COPIC

Bispo Jorge Pina Cabral – Presidente

Bispo Sifredo Teixeira – Vice-Presidente

Pastora Sandra Reis – Vice-Presidente Pastora Miriam Lopes – Secretária

Presbítero Sérgio Alves – Tesoureiro