15 fevereiro 2024

Livro “Palavras do Coração” é apresentado no Seminário de Nossa Senhora da Conceição

Fotografia DR

DACS com Albano Nogueira

O livro, de autoria do padre Albano de Sousa Nogueira, aborda memórias e a formação dos leigos

O Padre Albano de Sousa Nogueira, natural de Revelhe, Fafe, apresenta seu novo livro “Palavras do Coração”, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, no dia 24 de fevereiro, às 21h.

“Trata-se de um livro acessível, com uma linguagem simples, de fácil leitura e compreensão para todos. Não é um livro académico, nem intelectual. Está escrito em linguagem coloquial, bem acessível a todos. É uma divulgação da cultura geral sobre o Cristianismo e a Igreja Católica”, explica o sacerdote.

O título “Palavras do Coração” remete às palavras saídas da memória e do coração do autor, "palavras sentidas, vividas, saboreadas" e que podem ajudar muitos cristãos a fazerem a “experiência de Deus vivo” seja de forma individual, seja de forma comunitária.

Segundo padre Albano, o livro pode servir de apoio à formação cristã de leigos, para elevar a cultura geral teológica dos leigos e grupos de apostolado e “tem uma dose profunda de espiritualidade no sentido de levar à oração como encontro pessoal com Jesus Cristo e com as pessoas divinas”, com um convite à ação concreta e ao compromisso eclesial.

“Palavras do coração”, aponta para a Igreja do futuro, que de acordo com as previsões, terá um clero menor, “mais idoso, mais doente, com mais paróquias por sacerdote, o que vai implicar mais formação de leigos para terem mais competência cristã e, assim, poderem assumir mais trabalhos pastorais e celebrativos”.

O livro pretende ser um “pequeno contributo para uma formação cristã de base para grande número de leigos, para que nunca falte aos cristãos alimento espiritual da sua fé, nas paróquias e comunidades, pelo menos aos domingos e dias santos”, afirma.