7 fevereiro 2024

Pastoral Familiar promove a 3ª Semana Amoris Laetitia: “4F’s – Famílias Fortes, Fecundas e Felizes”

Fotografia

Organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar, a Semana AL decorre de 11 a 17 de fevereiro

Tem início no próximo dia 11 de fevereiro a 3ª Edição da Semana Amoris Laetitia (Semana AL), com o tema “4F’s – Famílias Fortes, Fecundas e Felizes”. Organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF), a Semana AL, que decorre até o dia 17, “pretende contribuir para fortalecer os vínculos familiares nos tempos desafiantes em que vivemos”.

Este ano propõe-se um programa totalmente online, que será disponibilizado nos sites e redes sociais da Arquidiocese e do DAPF, que permite flexibilidade e liberdade para os casais e as famílias aproveitarem as propostas sugeridas, numa semana que integra o Carnaval e o início da Quaresma.

Segundo o departamento, “a Semana AL pretende ajudar as famílias a enfrentar os desafios de hoje – Famílias Fortes; a serem fonte de Vida e alegria – Famílias Fecundas; e a vivenciar, em cada dia, o amor gratuito de Deus – Famílias Felizes!”.

A Semana AL inicia-se no domingo, com a proposta de participar na Eucaristia em família. Este ano, a Arquidiocese de Braga recebe o 5º Congresso Eucarístico Nacional (31 de maio a 2 de junho) e, desde já, todos são convidados a penetrar nessa atmosfera, acompanhando em oração (a propósito, já conhece a Oração para a preparação do Congresso? Pode encontrá-la aqui).

Para os serões de segunda a quinta-feira, sugere-se um tema para um momento de partilha e comunhão em casal, os “Serões Laetitia”. Em cada dia, serão fornecidas pistas de motivação para explorar o tema proposto numa abertura de coração de um ao outro: segunda-feira - Dia de recordar a história do nosso amor; terça-feira - Como nos complementamos?; quarta-feira - Como dialogamos?; quinta-feira - Como cuidamos do nosso amor?; e na sexta-feira, propõe-se a oração do terço baseada em textos da Amoris Laetitia, o “Terço da Alegria do Amor”.

Uma bela sessão de cinema em família é a sugestão para encerrar esta semana, no sábado, dia 17. Para este “Cinema Amoris”, podem ser aproveitadas as propostas de filmes que se encontram no site do DAPF.

Durante a semana, podem ainda ser visualizados vídeos inspiradores sobre várias vertentes da vida familiar: “Caminhar juntos”, “O ‘para sempre’ e a beleza do amor”, e ainda “Acompanhar a fragilidade”.

Programa:

Domingo, 11 de fevereiro

Eucaristia em família

É Dia do Senhor. Vamos participar na Eucaristia em família!

E, a terminar este dia, rezemos a Oração em preparação do 5º Congresso Eucarístico Nacional, lembrando que Jesus é a própria fonte de todo o amor, pode ler  aqui

VÍDEO: Caminhemos juntos

Segunda a Quinta-feira, 12 a 15 de fevereiro

Serões Laetitia

Dinâmica sugerida para os Serões Laetitia:

Para cada tema, são fornecidas pistas de motivação. Cada membro do casal reflete individualmente (10 - 15 minutos) e depois partilham.

Segunda-feira, 12 de fevereiro

Serão Laetitia 1: Dia de recordar a história do nosso amor

- Recordar: Onde e quando nos conhecemos?

- Qual foi o click que fez despertar em mim o encanto pelo outro?

- O que valorizamos desse tempo e especialmente recordamos?

No final: Agradecer a Deus por nos termos encontrado!

Terça-feira, 13 de fevereiro

Serão Laetitia 2: Como nos complementamos?

- Temos consciência da nossa complementaridade?

- Sabemos valorizar as nossas diferenças? O que nos causa dificuldades? O que nos fortalece?

- Como podemos enriquecer-nos mais, tirando partido da originalidade de cada um?

No final:  Pensar numa estratégia para vencer uma dificuldade que provenha das nossas diferenças.

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Serão Laetitia 3: Como dialogamos?

- No nosso diálogo, há verdadeira abertura de coração ao outro? Acolhemos o outro tal como é e somos sinceros?

- Sentimos que, entre nós, existe uma boa compreensão mútua?

- O que ainda nos falta conquistar para uma comunicação profunda?

No final: Estabelecer uma altura propícia para um diálogo regular a dois. O diálogo é uma pedra basilar tanto no namoro, como no casamento!

Mensagem para o Dia dos Namorados apela a compromisso na «luta do amor», para enfrentar mundo em guerra

VÍDEO:

O "para sempre" e a beleza do amor

Quinta-feira, 15 de fevereiro

Serão Laetitia 4: Como cuidamos do nosso amor?

- Temos consciência que temos de regar continuamente o «jardim» do nosso amor?

- Quais as «flores» que necessitam de ser mais cuidadas (por ex. carinho, ternura, confiança, paciência, perdão…)?

- Quais as «ervas daninhas» que precisamos eliminar? (por ex. egoísmo, comodismo, impaciência…)

No final: Escolher as «flores» que queremos plantar para manter viçoso o nosso amor.

Sexta-feira, 16 de fevereiro

Terço da Alegria do Amor (disponível para download)

VÍDEO: Acompanhar a fragilidade.

Sábado, 17 de fevereiro

Cinema Amoris

A encerrar a Semana AL, que tal uma sessão de cinema em família? Veja estas propostas de filmes:

Rainha de Katwe

Up Altas Aventuras 2009

Gimme Shelter

O sim de Maria

For Greater Glory

Fazer uma partilha em família sobre o filme (adaptada à idade dos filhos). Algumas pistas:

- O que mais me tocou neste filme?

- Para os filhos: O que mais gostei no filme? Houve algo que não gostei? Porquê?

- Este filme trouxe alguma inspiração para a nossa vida pessoal, de casal e de família?

Download de Ficheiros

Terço da Alegria do Amor