Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM - Jorge Oliveira | 8 Fev 2024
Centro “O Poverello” dedica semana à temática do cuidar do doente e do familiar
Instituição gerida pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus comemora Dia Mundial do Doente
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Domus Fraternitas  – Centro de Acolhimento “O Poverello”, em Montariol, Braga, está a realizar esta semana um conjunto de iniciativas a propósito do Dia Mundial do Doente, que se celebra no próximo domingo, 11 de fevereiro, sob o lema “Não é conveniente que o homem esteja só” (Gn 2, 18). Cuidar do doente, cuidando das relações”.

A “Semana do Cuidar” abriu ontem com a colocação de um painel alusivo àquela efeméride, elaborado por colaboradoras da instituição com a orientação do frei Roberto Santos, responsável pela pastoral de “O Poverello”, e que dá a conhecer também todo o programa ilustrado com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, patrona dos doentes.

Ao longo da semana, a Instituição dará destaque à mensagem para o XXXII Dia Mundial do Doente, em que o Papa incentiva a visitar os doentes terminais e a cuidar das suas relações com Deus, com os outros (familiares, profissionais de saúde), com a criação e consigo mesmo, assim como convida a rezar pelos doentes e seus familiares.  

"O Papa pede que se faça uma interação com o doente, não somente visitá-lo, mas passar um tempo com ele para que não se sinta só", reforça o frei Roberto Santos.

O responsável pela pastoral do Centro de Acolhimento “O Poverello” denuncia a "cultura do descarte" e exorta os familiares e amigos de idosos de doentes institucionalizados a fazerem sentir a sua presença com palavras e gestos de carinho. Há doentes que perderam a capacidade de falar, mas comunicam com gestos, com o olhar, com a expressão.

O Centro de Acolhimento “O Poverello”, que é gerido pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, acolhe atualmente dez doentes na sua unidade de cuidados paliativos, em quartos individuais. 

A instituição tem também uma unidade de cuidados de média duração, com 24 camas, e uma unidade de cuidados de longa duração, também com 24 camas, e presta serviços de psicoterapia, fisioterapia/reabilitação funcional, entre outros.

As três valência estão interligadas e fazem parte da composição da Rede Nacional de Cuidados Continuados. 

A Semana do Cuidar iniciou ontem com a celebração da Santa Missa de abertura, na capela do Centro “O Poverello”, presidida pelo Frei Márcio (OFM).

Hoje, pelas 11h30, tem lugar uma palestra com o tema “Cuidar do Doente, cuidando das Relações”, proferida pelo frei Jacó Silva, diretor-geral do Centro de Acolhimento.

Amanhã, realiza-se um convívio de Carnaval entre doentes e colaboradores. Este ano, a festa tem como tema “reciclagem”, no sentido de sensibilizar e consciencializar para a necessidade de dar mais atenção ao doente e respeitar a sua dignidade.

 «Às vezes, as pessoa colocam o doente como descartável, dispensado. O doente é um ser humano, debilitado, que precisa de cuidados especiais. E todos vamos passar por isso. A gente nasce, cresce e envelhece e na velhice ninguém produz como na juventude ou na fase adulta», notou o frei Roberto Santos.

No sábado, as famílias dos doentes são convidados para um “Chá Solidário”, a partir das 14h, organizado com o apoio de voluntários, e de seguida a participarem na Santa Missa dos Enfermos, às 16h, na capela da instituição. Esta celebração, já com a presença da imagem de Nossa Senhora de Loudes que foi entronizada terça-feira, marcará o encerramento da Semana do Cuidar, iniciativa que se realiza desde há cinco anos, por iniciativa da Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

O Dia Mundial do Doente foi instituído em 1992 por João Paulo II, no dia 11 de fevereiro, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190