29 janeiro 2024

Fotografia Arquivo

dacs

A Eucaristia de abertura será no dia 4 de fevereiro, na Sé

A Visita Pastoral ao Arciprestado de Braga começa amanhã, dia 30 de janeiro, com uma série de encontros preparatórios com os agentes de pastoral. O tema da visita é “Eucaristia e Comunidade”.

A Eucaristia de início da visita acontece no dia 4 de fevereiro, às 18h, na Catedral, ocasião em que o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e o Bispo Auxiliar, D. Delfim Gomes, entregam um símbolo a cada paróquia, para ficar como referência do tema da Visita Pastoral. Os bispos prepararam também uma mensagem para o arciprestado.

Os encontros preparatórios serão sempre às 21h, na Igreja de São Lázaro. No dia 30, o encontro destina-se a acólitos, leitores, ministros da Comunhão, coros (cantores, instrumentistas e salmistas), sacristães, zeladores e equipas de acolhimento, com o objetivo de repensar a vida litúrgica das comunidades à luz do 5º Congresso Eucarístico Nacional.

No dia 31 de janeiro, quarta-feira, o encontro destina-se a catequistas, escuteiros, grupos de discipulado e de oração, movimentos e grupos de apostolado; Alpha; comunidade Leitura.

Já no dia 1 de fevereiro, quinta-feira, o encontro destina-se a conselhos económicos, conferências vicentinas, equipas sociais caritativas, irmandades e confrarias, com o intuito de entender: a caridade na vida e missão da Igreja, a participação de todos e de toda a comunidade, ainda que concretizada em formas instituídas, o acompanhamento e as propostas da Arquidiocese.