20 novembro 2023

IV Jornadas do Grande Órgão Histórico

Fotografia DR

DACS com Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira

Encontro decorre de 2 a 8 de dezembro e marca o 10º aniversário de restauro do grande Órgão Histórico da Colegiada de Guimarães.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira volta a acolher, entre os dias 2 e 10 de dezembro, a IV edição das “Jornadas do Grande Órgão Histórico”. A iniciatva assinala o 10.º aniversário do restauro do órgão monumental.

O Festival é organizado pela Paróquia da Oliveira e pelo Museu de Alberto Sampaio, contando com o apoio do Município de Guimarães.

António Mota é o organista convidado. O músico é Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa.

O programa é composto por um concerto, visitas musicais, masterclass de orgão e a Celebração da Eucaristia na Solenidade da Imaculada Conceição.

O Concerto "De Bach a Langlais - Três séculos de Música" conta com duas sessões, uma no sábado, dia 2, às 21h30 e outra no domingo dia 3, às 16h30. As Visitas Musicais guiadas, de descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães, decorrem de 2 a 7 Dezembro, às 11h e 15h;

Nos dias 7 de dezembro, às 19h, e 8 de dezembro às 12h e às 19h, a comunidade paroquial une-se para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição. Do programa consta também Masterclass de Órgão para organistas paroquiais.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é um templo do século XV classificado Monumento Nacional. Inclui no seu património o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho (1766-1839). Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após 10 anos.
A cidade de Guimarães possui 12 órgãos históricos, dos quais apenas 2 estão restaurados. O instrumento da Colegiada é considerado como a jóia da coroa. É o maior órgão histórico do Norte de Portugal, com 2 teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz.