14 novembro 2023

“Todos enCaminho”

Fotografia DR

Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

O Serviço de Pastoral Litúrgica do Departamento para a Liturgia da Arquidiocese de Braga apresenta nesta quarta-feira, 15 de novembro, a proposta para a caminhada de Advento-Natal deste Ano Pastoral 2023-2024, que tem por tema “Todos enCaminho”, em sintonia com a mensagem dos nossos bispos para esta mesma época.

Inspirados no entusiasmo pós-JMJ que se vive na Igreja portuguesa, cada vez mais aberta a todos; na experiência sinodal, que está a mudar o estilo de ser Igreja; e na proposta de fraternidade dos Congressos Eucarísticos que celebraremos no próximo ano, este organismo diocesano propõe uma dinâmica que pretende envolver todos, sem exceção, numa experiência sinodal e fraterna.

Em cada semana, serão propostas uma ou mais figuras inspiradoras, para conhecer e perceber como o seu testemunho de vida nos ajuda a dar passos de fraternidade. As imagens dessas figuras serão fornecidas pelo Departamento, em suporte digital, e sugere-se que sejam feitas no material mais apropriado, para colocar no presépio, semana após semana.

É uma dinâmica muito simples, mas significativa, que se pretende que seja realizado em cada família, em cada paróquia, nos grupos de jovens e na catequese, mas também em instituições sociais, nas escolas, nos hospitais, nas prisões, nos estabelecimentos comerciais, nas praças, nos adros… enfim, envolvendo todos.

Os materiais encontrar-se-ão disponíveis, a partir do dia 15 de novembro, no site  e na drive, cujo acesso pode ser feito a partir do QR code que estará presente no guião da caminhada.