Arquidiocese de Braga -

19 julho 2023

Braga recebe 7 mil peregrinos

Fotografia

DACS com Jorge Oliveira e Inês Pedro Fernandes

Os peregrinos estrangeiros serão acolhidos por famílias, espaços comunitários e espaços paroquiais até 31 de julho, para um tempo de partilha e intercâmbio, antes de partirem para a JMJ, em Lisboa.

\n

A partir da próxima semana a Arquidiocese de Braga começa já a viver a vibração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ao receber 7 mil jovens vindos de 26 países para os Dias nas Dioceses (DNDs).

Os números foram adiantados pelo Comité Organizador Diocesano (COD) durante a conferência de imprensa, que aconteceu no Paço Arquiepiscopal na tarde de hoje, 19, em que foi apresentado o programa para os DNDs, que decorrem de 26 a 31 de julho.

Os jovens estarão distribuídos pelos 14 Arciprestados e o programa foi preparado pelas Equipas arciprestais, com a colaboração das paróquias.

Os peregrinos estrangeiros serão acolhidos por famílias, espaços comunitários e espaços paroquiais até 31 de julho, para um tempo de partilha e intercâmbio, antes de partirem para a JMJ, em Lisboa.

Os destaques dos Dias na Dioceses são o encontro dos bispos e cardeais e representantes dos grupos de jovens, com o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, no dia 28, e o domingo, dia 30, quando acontece a missa de envio.

Todos os jovens são convidados a estarem juntos no domingo e vão unir-se aos cerca de 5 mil jovens da arquidiocese inscritos para a Jornada. A programação começa pela manhã, com atividades culturais e às 17h é celebrada a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro e concelebrada por cardeais, bispos e sacerdotes presentes, com bênção e envio dos peregrinos rumo à JMJ.

“É experiência única e irrepetível, de tantas culturas, de tantas línguas, de tantos países, e em torno desta pessoa tão inspiradora e que nos convoca a todos a olhar para a frente com coragem e confiança, que é o Papa Francisco, mas todos centrados para Cristo, porque esta peregrinação tem sentido porque Cristo está vivo, de outra maneira seria mais um acontecimento”, descreveu D. José.

Outro motivo de alegria é a participação de dois jovens vindos da paróquia de Santa Cecília de Ocua, da Diocese de Pemba, Moçambique, com a qual a Arquidiocese de Braga tem um acordo de cooperação missionária. “São para nós este sentido mais alargado da comunhão, da amizade, da fraternidade universal, porque são rostos concretos com participações concretas de pessoas que proporcionaram a vinda destes jovens que de outra maneira seria impossível”, afirma o arcebispo.

Para o presidente do COD Braga, Cónego Avelino Amorim, “há aqui um programa muito diversificado de visita, de património, da história, do contacto com a natureza, o desporto, também a religiosidade e as expressões da fé, que vai permitir, sobretudo, que quem nos visita nos conheça um pouco melhor, que possamos partilhar também aquilo que temos de nosso, mas sobretudo também seja uma partilha de experiências, de abordagens e vivências da própria fé. É esse o espírito dos Dias nas Dioceses”.

Segundo Cónego Avelino, a expectativa é muito elevada, sobretudo de que tudo corra bem. “É claro que os números também são importantes e acreditamos que 7000 é um número significativo, embora tivéssemos capacidade ainda para duas, três vezes mais peregrinos. Vão ser dias de festa, de vermos o melhor da nossa juventude e de vermos sobretudo este sentido de fraternidade e de universalidade que a Jornada Mundial da Juventude mais traduz. Os grupos é que escolheram as dioceses para onde iam e conseguimos ter tantos países dos cinco continentes a estarem aqui presentes connosco. Portanto, esta universalidade também nos parece que é fundamental e que é uma mensagem muito dos nossos dias, onde cada um parece que vive tão voltado para si. É ter esta experiência de olhar para o lado e ter um pouco do mundo junto de si”, destaca.

O convite também para experimentar o que serão esses dias é extensivo a todos da Arquidiocese: “Estejam connosco, vivam na alegria, com os nossos jovens, mas sobretudo no dia 30, quando temos este grande acontecimento na Avenida Central, que é o coração da cidade”, diz o presidente do COD, ao afirmar que será uma oportunidade de juntar as pessoas e fazer com que vejam o amor que existe aqui na Jornada Mundial da Juventude.

O Arcebispo de Braga destacou a esperança e fraternidade dos DNDs

Como será a semana e a alegria de ver estes jovens todos aqui em Braga?

D. José - Uma grande semana! Podemos dizer também uma “semana santa”. Temos aquela que é o coração do ano litúrgico, mas sermos visitados por tantos milhares de jovens oriundos de tantos países, culturas, línguas, mas com o mesmo sentir, com a mesma linguagem do amor e centrados em Jesus Cristo, é para nós um motivo enorme de satisfação, de redobrada alegria e esperança.

Esperamos que se sintam muito bem acolhidos e não apenas fazer o acolhimento, mas com eles partilharmos a nossa vida, a nossa cultura e de modo especial, a nossa fé. Porque a Jornada Mundial da Juventude, antes de mais, é uma peregrinação de fé. É o momento de evangelização, um momento de encontro com Cristo, com os outros, connosco próprios, com este mundo tão belo que é Portugal, com esta terra tão bela que é Braga na sua região, na sua Arquidiocese e com esta casa comum que queremos que seja cada vez melhor, com o nosso contributo e especialmente com a participação ativa dos jovens.

Que mensagem e convite podemos deixar à população, não só aos jovens, para estarem aqui nessa semana?

D. José - Que se envolvam em todas as atividades que estão propostas. Porque nos 14 Arciprestados há um programa belíssimo que foi construído ao longo destes últimos meses e o Comité Organizador do Arciprestado, em articulação com o Comité Organizador Diocesano, tão bem preparou. Depois fazia o apelo para que no domingo, dia 30, tivéssemos esse grande gesto de acolhimento na Eucaristia das 17h na Avenida Central, que é propriamente o grande momento desta semana, porque é a única oportunidade de estarmos todos juntos, já que os vários grupos estão espalhados.

Nós teremos outras ocasiões também de saudar as delegações e nomeadamente os bispos que acompanham os jovens. Mas assim, em larga escala, temos esse domingo, dia 30, que é não a conclusão dos dias nas dioceses, mas o momento de envio para Lisboa, onde participaremos, juntamente com os que nos visitaram e os mais de 5000 jovens da Arquidiocese de Braga e com os seus animadores, coordenadores e, de modo particular, os mais de 50 padres que também vão acompanhar. Os jovens dão-nos aqui horizontes de renovada esperança e de renovação pastoral também para a nossa Arquidiocese.

Esse domingo será um dia de encontro entre todos no centro da cidade de Braga e um início de caminho para a semana que nos espera em Lisboa…

D. José - Sim e juntos queremos gritar bem alto com a nossa vida, com este sinal e gesto de hospitalidade, que Cristo está vivo e que nos quer vivos e quer-nos artesãos de paz, de fraternidade.