17 julho 2023

Jovens pedalam 900km de Troyes a Celorico de Basto para os DNDs

Fotografia DR

COA Celorico de Basto

O grupo é composto por jovens da diocese de Troyes, um jovem sacerdote, um diácono e a sua esposa, um seminarista colombiano, quatro jovens poloneses que conheceram durante as JMJ em Cracóvia em 2016 e um jovem de Hong Kong.

Um grupo de 17 jovens saíram de bicicleta no domingo, 16 de julho, de Troyes na França em direção a Celorico de Basto, para viver os Dias na Dioceses, de 26 a 31 de julho.

Este grupo é ainda auxiliado por mais 4 jovens que ajudam na organização, preparação das refeições, e na ligação com os locais de acolhimento.

Ao longo de 10 dias, vão pedalar 900km entre Troyes e Celorico de Basto, e vão ser acolhidos todas as noites em paróquias, mosteiros e famílias, partilhando as refeições e fazendo momentos de convívio, orações e de partilha.

Marie-Liesse, uma das participantes refere que “Esta viagem é uma oportunidade de conhecer pessoas e vivenciar a hospitalidade na França, Espanha e Portugal. É uma verdadeira peregrinação que vivemos de bicicleta, e ao mesmo tempo um desafio desportivo e espiritual.”

A jovem explica ainda que é importante para “Conhecer melhor o grupo, as pessoas que encontramos no caminho, mas também para nos conhecermos a nós mesmos diante das dificuldades, do sofrimento físico, e da solidão na bicicleta... É uma forma de preparar a JMJ, encontrando as comunidades portuguesas, os jovens de todo o mundo e o Papa.

Segundo os coordenadores do Comité Organizador Arciprestal (COA) de Celorico serão acolhidos 71 jovens da Diocese de Troyes na França e 595 da Arquidiocese de Toledo em Espanha. Está a ser elaborado em colaboração com a Câmara Municipal, um programa com várias atividades para dar a conhecer o concelho e acolher bem quem os peregrinos.