5 julho 2023

Doar com certeza

Fotografia Divulgação

Cáritas

Campanha de emergência social para reforçar a ação local da rede nacional Cáritas

Os últimos anos têm sido de grandes desafios. Desafios ainda maiores para os mais vulneráveis a quem a Cáritas se esforça por servir de modo a inverter e interromper situações de pobreza. No contexto duro e nunca imaginado da pandemia provocada pelo vírus da COVID-19, a Cáritas abriu o programa “Inverter a Curva da Pobreza”.

Este programa, de apoio à rede nacional permitiu reforçar a capacidade de resposta das Cáritas Diocesanas às famílias mais vulneráveis. Hoje, as diferentes crises que desde essa altura se sucedem, obrigam à continuação deste programa de emergência social que em 3 anos já apoiou mais de 30 mil pessoas seja no pagamento de despesas pontuais e urgentes (habitação, saúde, gás, eletricidade…) seja pela atribuição de vales de aquisição de alimentos e bens essenciais.

Perante o agravamento de muitas situações sociais, a Cáritas continua a dar esta resposta de emergência social, mas precisa do apoio de todos. Os donativos - particulares e empresariais - são a única forma de suporte à execução deste programa e sem a contribuição de todos não seremos capazes de o continuar. Neste sentido abrimos a campanha de emergência com o nome “Doar Com Certeza”.

“Este é o apelo à confiança dos nossos doadores para que continuem a acreditar na Cáritas e não desistam de apoiar as famílias que graças a este trabalho conseguem recuperar o seu equilíbrio financeiro.” Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa

A campanha e os resultados do programa “Vamos Inverter a Curva da Pobreza” foram apresentados no último dia 4 de julho.

Resumo programa “Vamos Inverter a Curva da Pobreza”

Ao longo destes 3 anos, de abril de 2020 a junho de 2023, acompanhámos 31.179 pessoas, num investimento de mais de 700.000 mil euros. Do total de pessoas apoiadas, 2% são refugiados da guerra na Ucrânia.

O programa divide-se em duas áreas principais: fornecimento de vales alimentares às famílias, para que possam adquirir alimentos e bens essenciais, e apoio financeiro de emergência às famílias.

O recente aumento do custo de vida, a instabilidade social e o número de pessoas que continuam a pedir ajuda à Cáritas levaram à decisão de mantê-lo em vigor até ao final de 2023, com a possibilidade de ser transformado num programa nacional permanente de emergência social.

Os nossos dados mais recentes revelam que os vales alimentares representam 66% dos beneficiários, enquanto o apoio financeiro de emergência representa 34%, sendo principalmente direcionado para despesas relacionadas com habitação, saúde e eletricidade. Os pedidos são geridos pelas Cáritas diocesanas, que os apresentam à Cáritas Portuguesa, e o financiamento ou vales alimentares são disponibilizados posteriormente.

Mensalmente, as 20 Cáritas Diocesanas têm uma verba de 1.000,00€ que é gerida de acordo com as necessidades.

Atualmente, 30% dos nossos beneficiários têm entre 40 e 50 anos, sendo o desemprego a principal razão para solicitar apoio (47%). O programa também se destaca pelo apoio a um grande número de pessoas imigrantes, que correspondem a 39% das famílias assistidas.

Ao longo dos anos as Cáritas Diocesanas têm-se dedicado a dar inúmeras respostas no contexto social em Portugal. O programa “Inverter a Curva da Pobreza”; é apenas mais uma forma de dar suporte aos inúmeros pedidos que a rede Cáritas recebe diariamente. Acreditamos na mudança desta realidade no nosso país e estamos comprometidos em colaborar para um futuro melhor para aqueles que enfrentam todos os dias grandes desafios nas suas vidas.

Apoiar a campanha “Doar Com Certeza”:

IBAN: PT50 0045 9020 4033 2492 5070 6

MBWAY: 910 66 11 33