Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 1 Jun 2023
Momento de Oração pela Vida e Vocações na Igreja de Maximinos
  © DR

Nesta quinta-feira, dia 1 de junho, às 21h15, a Igreja de Maximinos, em Braga, acolhe um Momento de Oração pela Vida e Vocações. Trata-se de um dos muitos encontros de oração mensais promovidos pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional em colaboração com a zona pastoral da cidade e Este do Arciprestado de Braga, que, ao longo de todo o ano pastoral, percorrem as paróquias envolvidas.

O momento procurará cumprir o seu principal objetivo de interpelar a comunidade, chamada pelo batismo à fundamental e universal vocação à Santidade, assim como promover um tempo propício à oração pelas vocações específicas, como a do matrimónio, a do sacerdócio ministerial e a de vida consagrada em geral, ou também, mais genericamente, vocações a ministérios laicais ligados aos carismas recebidos.

Mais uma vez, esta iniciativa pretende desafiar cada batizado a melhor perceber que a vocação é “graça e missão”, pois “fomos criados pelo Amor, por amor e com amor, e somos feitos para amar”, na certeza de que “no decurso da nossa vida, esta chamada, inscrita nas fibras do nosso ser e portadora do segredo da felicidade, alcança-nos, pela ação do Espírito Santo, de maneira sempre nova, ilumina a nossa inteligência, infunde vigor na vontade, enche-nos de admiração e faz arder o nosso coração”, tal como refere o Papa Francisco na sua Mensagem para o 60.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado no passado dia 30 de abril.