29 maio 2023

Cristãos exortados a acordarem para a "responsabilidade pessoal"

Fotografia DM

DM

D. Jorge Ortiga presidiu à peregrinação à Senhora da saúde, em Laúndos

D. Jorge Ortiga pede aos cristãos que acordem para a «responsabilidade pessoal». O arcebispo emérito da Arquidiocese de Braga presidiu este domingo à 75.ª Peregrinação Arciprestal ao Santuário da Senhora da Saúde em Laúndos, na Póvoa de Varzim, no domingo em que a Igreja Católica celebrou a Solenidade do Pentecostes.

O bispo solicita aos fiéis que acordem para a «responsabilidade pessoal», já que esta é «insubstituível». «Eu, como arcebispo, nós como padres, vós como os leigos, temos que acordar para a nossa responsabilidade e temos que acordar para esta presença do Espírito Santo em nós», disse D. Jorge Ortiga.

Na celebração, o antigo responsável pela Arquidiocese de Braga recordou a festa do Pentecostes como o dia «em que nós recordamos a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo, e verificamos que os apóstolos estavam temerosos, estavam com medo» e em que o Espírito Santo acordou os apóstolos e lhes deu “alento”: «o Pentecostes deu uma vida nova».

No Santuário da Senhora da Saúde, o arcebispo emérito salientou a necessidade de «cuidar da saúde da Igreja», já que «muitos e variados inimigos que trabalham pura e simplesmente para que a Igreja deixe de existir». Mas, para D. Jorge, a Igreja «continua e continuará com vitalidade», o que não deixa de exigir «de todos os cristãos um trabalho consciente e concreto».

«Por isso, deste lugar, junto da Senhora da Saúde, convido cada um de vós a parar e olhar concretamente para a saúde da sua comunidade», declarou o arcebispo emérito, instando os fiéis a um «exame de consciência» – mas não para criticar, «atribuindo a culpa aos outros, nomeadamente aos párocos e de mais diretos colaboradores».