26 maio 2023

Nota da CEP sobre a nomeação episcopal do Cónego Roberto Mariz e do Padre Joaquim Dionísio para Bispos Auxiliares do Porto

CEP

É com alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a nomeação pelo Papa Francisco de dois novos Bispos Auxiliares para o Porto: Cónego Roberto Rosmaninho Mariz, da arquidiocese de Braga, atual Ecónomo Diocesano e Pároco de São José de São Lázaro; Padre Joaquim Proença Dionísio, diocese de Lamego, atual Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa e Pároco de Nossa Senhora das Neves do Granjal, de Nossa Senhora da Conceição de Lamosa e de São João Baptista de Quintela da Lapa.

Que o Senhor abençoe D. Roberto Mariz e D. Joaquim Dionísio no ministério episcopal que são chamados a exercer na diocese do Porto, em comunhão com o seu Bispo Diocesano e na proximidade pastoral ao Povo de Deus. Que a sua atividade pastoral nesta diocese e no âmbito da Conferência Episcopal contribua para a renovação da Igreja em Portugal, particularmente neste processo sinodal que estamos a viver em toda Igreja.

Lisboa, 26 de maio de 2023