DACS | 26 Mai 2023
D. Roberto Rosmaninho nomeado Bispo Auxiliar da Diocese do Porto
  © DACS - DM

D. Roberto Rosmaninho Mariz foi nomeado hoje, pelo Papa Francisco, como Bispo titular de Vita e Auxiliar da Diocese do Porto. Com a nomeação, ele torna-se o bispo mais novo de Portugal

D. Roberto terá como lema episcopal: “como barro nas Suas mãos”  - “sicut lutum in manu mea” (cf. Jr 18, 6). “Situo a existência humana como o barro que é moldado com amor e ternura pelas mãos de Deus, que nunca desperdiça o barro [ser] humano, mas sempre o acarinha e refaz com a Sua bondade”, diz o novo bispo em sua saudação.

Ao dirigir-se à Diocese do Porto, afirma: “Integro-me no tema pastoral da Diocese do Porto do corrente ano: ‘Abraça o Presente! Juntos por um caminho novo’, para me situar nesse abraço e nesse caminho novo realizado em conjunto, tendo como modelo Nossa Senhora ao visitar, abraçar e ajudar a prima Santa Isabel. Nossa Senhora da Assunção, Padroeira da Diocese do Porto, me proteja com a ternura de uma mãe que nos acaricia e ampara”

O novo bispo nasceu em Rates, Arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim e foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998.

Veja abaixo a trajetória de D. Roberto

O Cón. Roberto Rosmaninho Mariz nasceu em 13 de janeiro de 1974 na Paróquia de São Pedro em Rates, Arciprestado de Vila do Conde / Póvoa de Varzim, Arquidiocese de Braga.

Completada a educação primária na escola da sua paróquia natal, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Conceição, em Braga; seguiu o curso de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga.

Foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998, sendo incardinado na Arquidiocese de Braga.

Após a Ordenação presbiteral estudou Sociologia na Universidade do Minho onde obteve a licenciatura; continuou a estudar na Universidade Católica Portuguesa, Sede de Braga, obtendo o Doutoramento em Estudos de Religião com a tese: “O rosto social da Religião – As motivações religiosas das organizações socio caritativas católicas”.

Foi Pároco da Paróquia de São João Evangelista em Atães, de Santo Estevão em Barros, de Santa Marinha em Penascais e São Mamede em Vilarinho, todas no Arciprestado de Vila Verde. De 2000 a 2006 foi Arcipreste do Arciprestado de Vila Verde. Mais tarde foi Pároco das Paróquias de São Paio em Vila Verde e de Santa Eulália em Loureira. Nessa época foi também Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Tesoureiro do Instituto Diocesano de Apoio ao clero (IDAC).

Desde 30 de setembro de 2006 é Pároco da Paróquia de São José de São Lázaro na cidade de Braga. De 2012 a 2017 foi também Pároco da Paróquia de São Pedro em Lomar, na cidade de Braga.

Atualmente exerce também os seguintes cargos:

- Membro do Capítulo dos Cónegos da Catedral com o encargo de Tesoureiro.

- Ecónomo-Tesoureiro da Arquidiocese de Braga e dos Seminários Arquidiocesanos (desde 12 de outubro 2017).

- Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Socio-Caritativa e Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade (desde 18 de julho de 2008).

- Vigário Episcopal para a Comissão Arquidiocesana para o Desenvolvimento Humano Integral (desde 17 de maio de 2012).

- Presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta (desde janeiro de 2019).

- Presidente do UDIPSS (União Distrital [Bracarense] das Instituições Particulares de Solidariedade Social) (desde 2016).

- Membro da Direção e Tesoureiro da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade).

- Membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano “Partilhar com Esperança” (desde 2014).

- Gerente do Diário do Minho

- Presidente do Centro Social Paroquial da Paróquia de São José de São Lázaro.

- Assistente da Pastoral Familiar Zona da cidade de Braga (desde 2007).

- Membro do Conselho Episcopal, Conselho para os Assuntos Económicos da Arquidiocese, Conselho Presbiteral e Conselho Pastoral Arquidiocesano.