
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
A Santa Casa da Misericórdia de Braga vai inaugurar neste sábado, dia 1 de abril, uma exposição dedicada a "Santa Bárbara, Padroeira de Mineiros e de Outras Artes - Que Se Lembram Dela Mesmo Quando Não Troveja”, às 16h, no Palácio do Raio.
A exposição faz parte da programação geral das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa de Braga, “com peças da coleção de iconografia reunida por engenheiro de minas Fernando de Mello Mendes ao longo da sua vida e cuja maioria das peças está exposta na mina de Sal-gema, em Loulé, numa galeria de rara beleza adaptada para o efeito, podendo ser visitada e apreciada num ambiente invulgar, único em Portugal, para exposições de arte sacra”, explicam os organizadores.
Sobre a exposição
Organização:
Fernanda Leite e Rui Baptista, proprietários da “Coleção Mello Mendes” e Santa Casa da Misericórdia de Braga
Sinopse:
Dedicada à padroeira de todos os profissionais que, no mundo de influência cristã, trabalham no setor mineiro e em obras de escavação subterrânea, a Coleção Mello Mendes constitui um invulgar conjunto de peças de arte sacra devotada à padroeira protetora dos mineiros e de todos aqueles que pelas suas atividades corriam riscos de morte súbita e sem preparação.
Fernando de Mello Mendes, que se identificava como filho e neto de mineiros, cedo se familiarizou com a devoção à padroeira dos mineiros, aí residindo a motivação que o levou a iniciar uma coleção de tudo o que se relacionasse com a Santa Bárbara, tendo reunido um notável acervo ao longo de mais de 40 anos. Essa paixão transmitiu-a a muitos do seus alunos e colaboradores.
Após o seu falecimento, houve uma convergência de boas vontades e de circunstâncias que permitiram evitar que a coleção se dispersasse e que grande parte dela esteja hoje exposta, em permanência, na mina de Sal-gema de Loulé, homenageando a memória do Professor Mello Mendes, mas também, e sobretudo, todos os profissionais ligados à indústria extrativa e, numa perspetiva ainda mais ampla, todos os profissionais de Artes que têm Santa Bárbara como padroeira.
Uma outra parte substancial da Coleção, acrescida por peças dos atuais proprietários (Fernanda Leite e Rui Baptista) constitui a essência desta Exposição presente no Palácio do Raio, dedicada em especial a todos os que se lembram de Santa Bárbara mesmo quando não troveja. Parte deste acervo irá constituir um núcleo de peças iconográficas que será exposto noutras
localidades com particular motivação para receber exposições temporárias dedicadas a Santa Bárbara.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190