Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Paulo Sá | 14 Mar 2023
Procissão dos Passos desafia a abrir as portas do coração
Presidiu a esta iniciativa, um momento ímpar de preparação para as festas pascais, o Arcipreste de Barcelos, Pe. Manuel da Graça.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Centenas de pessoas acompanharam, na tarde de domingo, dia 12 de março, a Procissão dos Passos de Alvelos, Barcelos, que saiu à rua pela primeira vez. Presidiu a esta iniciativa, um momento ímpar de preparação para as festas pascais, o Arcipreste de Barcelos, Pe. Manuel da Graça.

Promovida pela Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São Lourenço de Alvelos, esta manifestação de piedade popular, em contexto quaresmal, foi deveras participada e plena de emoção, tratando-se de um convite à meditação dos Passos de Jesus Cristo, desde o Pretório até ao Calvário. 

Os atos religiosos tiveram início na capela de N. Senhora do Socorro, com canto do grupo coral e com o som da Banda de Música de Vila Nova de Anha. Seguiu-se uma saudação aos presentes pelo Pároco local e depois o Sermão do Pretório, a cargo do Pe. Francisco Carreira, Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, que convidou a multidão presente a fazer da Procissão um verdadeiro momento de “oração e de gratidão”. Desafiou os presentes, ainda, a “descobrir o Amor para amar melhor”, certos de que “Jesus convida a abrir as portas do coração”, sendo o “o recordar dos Passos de Cristo um verdadeiro encontro com o Deus que é só Amor.”

O Pregador perante a multidão que o acolhia destacou três verbos ao longo de cada sermão: “Ver” – que vieste ver?, “Encontrar” – que tem de especial este encontro?,“Rezar” – ainda há motivo para rezar?.

O ponto alto ocorreu quando o cortejo, com a imagem do Senhor dos Passos, atingiu o adro da igreja paroquial, onde, defronte da estátua de Nossa Senhora das Dores, foi pronunciado o Sermão do Encontro. 

No decurso deste Sermão, os ouvintes assistiram ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a “Senhora das Dores” e, ainda, ao “canto da Verónica”. 

Na reflexão que se seguiu, o orador apresentou Jesus como “especialista do encontro”, sublinhando que este sempre era lugar para vida nova e lugar de conversão. Deixou como interpelação a cada um: “Deixa-te tocar e encontrar por este evangelho vivo que passa diante de ti.”

“Diante da cena do Calvário, qual o motivo para rezar? O silêncio impõe-se. O silêncio faz-nos humildes. Ele toca profundamente o nosso ser”, interpelou o pregador, no Sermão do Calvário.

O cortejo religioso abriu com um quadro relacionado com a Jornada Mundial da Juventude, dinamizado pelos jovens da Unidade Pastoral de Alvelos, Carvalhal e Gueral, que transportavam as réplicas dos símbolos da JMJ. Neste contexto o Pe. Francisco, na parte final da sua partilha, afirmou que “os jovens são a Igreja de hoje”. 

Neste ano especial da JMJ, lançou, ainda, um convite a rezar pelos jovens tendo como pano de fundo três ideais: “ter a humildade das crianças, ser simples como as crianças”; “ter espírito jovem, sonhar mais alto, não conformar com este mundo”; “buscar sempre a sabedoria dos idosos”.

“Cristo é tudo para nós, encontrai n’Ele o vosso tudo!”, sublinhou, por último, o orador convidado.

 

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190