DACS | 13 Mar 2023
“Canto Solene da Paixão Segundo S. Mateus”
O concerto será no dia 18 de março, na Igreja Paroquial da Lama, em Barcelos
  © Divulgação

O concerto “Canto Solene da Paixão Segundo S. Mateus” decorre no próximo dia 18 de março, às 21h, na Igreja Paroquial da Lama, em Barcelos

O maestro padre Miguel Carneiro, autor da peça, será acompanhado pelo organista Renato Ferreira e pelo Grupo Coral da Lama. A entrada é livre.

A obra é apresentada como um proposta de vivência espiritual, segundo a via da beleza que a verdadeira arte sempre transmite, deste Tempo de Quaresma. A composição é dedicada a “todos aqueles que sofreram os tempos apocalípticos da pandemia, entre angústias e esperanças, e, tantas vezes, só acompanhados pela solidão”.

“A Paixão de Jesus é um acontecimento central na história humana. A própria história está dividida em antes de Cristo e depois de Cristo”, afirma o compositor, que conclui: “Quantas vezes nas nossas vidas não sentimos o abandono de Deus? Jesus (…) também o sentiu. Apesar de Se sentir completamente abandonado, humanamente, Jesus invoca: “Meu Deus, meu Deus…”.

Natural de Guimarães, o Pe. Miguel Carneiro foi ordenado em 1957. No seu percurso musical foi particularmente influenciado por aquele que foi seu mestre em composição, Manuel Faria. Em 1959, é convidado para colaborar com Mons. Lopes da Cruz, fundador e director da Rádio Renascença. Frequentou depois o Conservatório de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Superior de Canto com o Prof. Oliveira Lopes. Actualmente, é colaborador da RTP na selecção dos coros que participam na Eucaristia Dominical. Foi também colaborador assíduo da Revista de Música Sacra.

Palavras-Chave: