Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Paulo Sá | 8 Mar 2023
Procissão dos Passos em Alvelos
Instituída este ano, a procissão tem como objetivo reconstituir o caminho (os passos) de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Divulgação

A Procissão dos Passos, promovida pela Confraria do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São Lourenço de Alvelos, sai, pela primeira vez na freguesia de Alvelos (Barcelos), na tarde do próximo domingo, 12 de março, “III Domingo da Quaresma”.

Instituída este ano, a procissão tem como objetivo reconstituir o caminho (os passos) de Jesus Cristo desde o Pretório até ao Calvário.

Os atos religiosos iniciam-se às 15h30 na capela de Nossa Senhora do Socorro, onde terá lugar, primeiramente, o Sermão do Pretório, a cargo do padre Francisco Carreira, Arcipreste de Vila Nova de Famalicão. Depois a procissão prossegue, tomando parte cerca de 150 figurados, representando quadros bíblicos da Paixão de Cristo, desfilando, também, as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; mas também Cireneus amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres e “Jesus”, o “Senhor dos Passos”, levando a cruz às costas, percorre as ruas da localidade.

O ponto alto ocorre quando o cortejo atinge o adro da igreja paroquial, defronte da estátua de Nossa Senhora das Dores, onde será pronunciado o Sermão do Encontro, momento catequético-devocional.

No decurso deste sermão, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a “Senhora das Dores” e, ainda, ao “canto da Verónica”.

Terá, ainda, lugar o Sermão do Calvário e, no final, a procissão segue em direção à Igreja, onde, na porta principal, padre Manuel da Graça, Arcipreste de Barcelos, dará a bênção com o Santo Lenho.

De referir que a procissão abrirá com um quadro relacionado com a Jornada Mundial da Juventude, dinamizado pelos jovens da Unidade Pastoral de Alvelos, Carvalhal e Gueral que estão inscritos para o grande encontro com o Papa, em agosto.

A Banda de Música de Vila Nova de Anha integra, também, o cortejo.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190