Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Arquidiocese tem já mais de 4 mil inscritos para a JMJ em Lisboa
Para os Dias na Diocese estão inscritos 60 grupos estrangeiros
  © DM

Mais de 4 mil jovens da Arquidiocese de Braga já se inscreveram para a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa de 1 a 6 de agosto, com a presença do Papa, informou ontem o Comité Organizador Diocesano de Braga (COD Braga).

Segundo Alberto Gonçalves, este número irá certamente aumentar, porque praticamente todos os dias há novas inscrições e em maior número. As inscrições decorrem até ao dia 31 de maio.

O coordenador executivo do COD Braga, que falava no Centro Pastoral Arquidiocesano, momentos antes de uma reunião de trabalho com os Comités Organizadores Arciprestais (COA),  disse que há grupos da Arquidiocese constituídos por 1000 e 1500 jovens, o que se torna a gestão e a logística mais difíceis.

O COD conta a colaboração dos Comités Coordenadores Arciprestais, com quem está em permanente articulação.

Já para os Dias na Diocese (26 a 30 de julho) estão inscritos cerca de 60 grupos estrangeiros, de diferentes movimentos ou dioceses, num total de 17 mil jovens.

"São números também que têm tendência a aumentar, tendo em conta que há países que ainda não se inscreveram. E sabemos que há países que tendencialmente trazem muita gente. Por exemplo, de Itália, por enquanto, aquilo que sabemos é que só um ou dois grupos estão inscritos a nível nacional. De Espanha temos perspetivas de números, mas também ainda não se inscreveram efetivamente", assinalou Alberto Gonçalves. Só quando conhecer o número definitivo de participantes, provavelmente em finais de abril, é que o COD poderá fazer a divisão e alocação dos grupos pelos Arciprestados.

Entretanto, o COD continua a receber a visita de grupos estrangeiros que vêm para preparar a sua presença nos Dias na Diocese. Nesta semana virá um grupo da Alemanha.

No Centro Pastoral decorreu ainda um encontro de formação da Pastoral Juvenil, sobre espiritualidade e Lectio Divina, orientado pela Irmã Mariana, que está ligada à espiritualidade teresiana.

Este foi o terceiro e último encontro de formação deste ano pastoral com a participação de cerca de 30 formandos.

No próximo ano pastoral, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens vai propor mais encontros de formação, nesta linha ou numa linha mais abrangente.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva