DM | 2 Mar 2023
Símbolos da JMJ estão hoje no Hospital e no Bragaparque
Cruz e ícone de Nossa Senhora peregrinam em Braga até amanhã
Vigília de oração em Tibães © DR

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) cumprem hoje o quinto dia de peregrinação no Arciprestado de Braga, começando com uma visita ao Hospital de Braga.

Margarida Gois, membro do Comité Organizador Arciprestal (COA), realça o “entusiasmo e a alegria” com que a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani estão a ser recebidos, quer pelos jovens, quer pela população em geral.

“Tem-se sentido muito o entusiasmo das pessoas. Na terça-feira, nas universidades [UCP, UMinho, e IPCA] viveram-se momentos muito preenchidos, muito ricos, e notava-se claramente a alegria das pessoas. Na segunda-feira sentiu-se a mesma coisa, na Avenida Central, na peregrinação pela rua do Souto até à igreja de

S. Paulo e na vigília de oração, à noite, já para não falar na euforia que foi na receção dos símbolos, no domingo”, assinalou.

A Cruz peregrina o ícone de Nossa Senhora chegam hoje ao Hospital de Braga pelas 9h e ficam em exposição na Ágora até às 11h30, altura que os são transportados para o interior da capela do Hospital, onde pelas 12h30 é celebrada uma missa em honra da JMJ, com transmissão nos ecrãs desta unidade de saúde para os doentes poderem participar na Eucaristia.

A partir das 13h30, estarão em exposição no Bragaparque. Pelas 21h, haverá uma apresentação da Escola de Dança Ent’Artes.

Ontem, os símbolos passaram parte do dia nas instalações do Projecto Homem, motivando a realização de dinâmicas com o envolvimento dos utentes. A manhã foi “bastante preenchida”, com momentos de animação, de música e enriquecida também com testemunhos, tendo os utentes oportunidade de se aproximar e tocar nos símbolos, disse Margarida Góis.

Ao fim da tarde foram levados ao Carmelo da Imaculada Conceição, perto do Bom Jesus, onde houve um momento de Adoração ao Santíssimo e meditação do Terço.

À noite estiveram no Mosteiro de Tibães, com a presença de grupos de jovens. Além de uma procissão, desde o cruzeiro até ao Mosteiro, houve um momento de oração (Taizé) e um convívio-concerto jovem.

Acolhidos em Braga no passado domingo, 26 de fevereiro, o símbolos da JMJ estão em peregrinação no Arciprestado e na Arquidiocese até amanhã, sendo nesse dias enviados para a Diocese de Aveiro.