Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Delegação de Chalôns prepara Dias na Diocese em Braga
Comité Organizador Diocesano recebe grupo francês
  © COD Braga

Uma delegação da diocese de Chalôns-en-Champagne, França, está de visita à Arquidiocese de Braga para preparar a participação de um grupo de jovens nos Dias na Diocese, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e também para conhecer alguns dos sítios emblemáticos da região.

Alberto Gonçalves, do Comité Organizador Diocesano (COD) de Braga da JMJ, disse que a diocese de Chalôns (nordeste de França) pretende enviar para Braga um grupo de cerca de 50 jovens, acompanhados pelo bispo diocesano.

A delegação francesa, composta por dois sacerdotes e uma leiga responsável pela pastoral dos jovens, reuniu na manhã de ontem com os responsáveis do COD Braga, de tarde visitou a cidade de Braga e à noite participou numa atividade da peregrinação dos símbolos da JMJ no arciprestado de Vila Verde.

Hoje de manhã visita os santuários do Bom Jesus e do Sameiro. À noite participa na cerimónia de acolhimento dos símbolos da JMJ no arciprestado de Vieira do Minho.

“Segunda-feira já tinham estado no acolhimento da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora em Vila Verde”, disse Alberto Gonçalves, lembrando que já outras delegações estrangeiras, que estiveram em Braga nas últimas semanas, como uma da Polónia, tiveram oportunidade de participar em dinâmicas da peregrinação dos símbolos da JMJ pelos arciprestados.

Nas próximas três semanas, a Arquidiocese de Braga recebe mais duas delegações de França e uma da Alemanha. “Estes grupos vêm conhecer a realidade daqui, perceber como se vai desenvolver o programa das ‘pré-Jornadas’, saber como se podem preparar melhor”, indicou Alberto Gonçalves.

Algumas delegações pretendem saber já qual a paróquia ou o arciprestado onde vão ficar para contactar com pessoas locais, mas só em abril isso será possível.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva