Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Vatican News | 6 Fev 2023
A dor do Papa pelas vítimas do terremoto na Turquia e Síria
Cerca de 2.300* mortos segundo as últimas atualizações e mais de 9000 feridos: esse o resultado do violento terremoto que sacudiu Turquia e Síria na madrugada desta segunda-feira.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Click to pray

Em telegrama endereçado ao núncio apostólico na Turquia, Dom Marek Solczyński, o Papa Francisco expressa seu pesar pelo grande números de mortos devido ao terremoto de magnitude 7.8 ocorrido na madrugada desta segunda-feira.

 "Sua Santidade, o Papa Francisco - diz a mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin - ficou profundamente entristecido ao saber da enorme perda de vidas provocada pelo terremoto na região do sudeste da Turquia, enviando a garantia de sua proximidade espiritual a todos os afetados".

"Confiando aqueles que morreram à amorosa misericórdia do Todo-Poderoso" - continua o telegrama -, o Santo Padre "envia sentidas condolências aos que choram suas perdas."

Da mesma forma, a mensagem assegura que Sua Santidade reza para que os socorristas e pelas equipes de emergência  "sejam sustentados em seus cuidados com os feridos e nos esforços contínuos de socorro pelos dons divinos da fortaleza e perseverança."

O Santo Padre também enviou uma mensagem ao núncio apostólico na Síria, cardeal Mario Zenari, onde também expressa sua profunda tristeza pela "significativa perda de vidas causada pelo terremoto", na área noroeste do país.

"Sua Santidade o Papa Francisco - diz a mensagem - oferece sentidas orações pelas almas dos mortos e por todos os que choram por eles. Confiando os atingidos por esse desastre à Providência do Todo-Poderoso, reza em particular pelas equipes de emergência envolvidas nos esforços de socorro em andamento".

Por fim, "como renovado sinal de sua solidariedade espiritual, Sua Santidade invoca sobre o sofrido povo sírio as bênçãos divinas de força e paz".

Os mortos na Turquia em consequência do terremoto - sentido também no Líbano, Egito e Chipre - são ao menos 1.121, segundo um balanço ainda provisório. Somando com as vítimas fatais na Síria, os mortos ultrapassam os 2 mil.  Os feridos são mais de 9 mil.

 

*Os números estão em atualização.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190