5 fevereiro 2023

Formação da Pastoral Jovem atrai cada vez mais agentes

Fotografia DM

DM

Departamento Arquidiocesano fala numa “boa surpresa”

O Departamento da Pastoral dos Jovens da Arquidiocese de Braga dinamizou, no dia 4 de fevereiro, o segundo de três encontros de formação de Agentes de Pastoral de Jovens agendados para o corrente ano pastoral.

A formação foi orientada no Seminário Nossa Senhora da Conceição pelo padre Rui Alberto, sacerdote salesiano, doutorado em Teologia Prática, que falou sobre dinâmicas de Animação de Jovens.

Depois de dois anos de interrupção, motivada pela pandemia, estas sessões regressaram ao modo presencial e com grande adesão de formandos, sobretudo jovens. Uma “agradável surpresa” de que o Departamento não estava à espera, confessou Alberto Gonçalves, coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral dos Jovens. Para cada encontro tem havido entre 60 e 70 inscrições.

Todos os anos o DAPJ organiza encontros desta natureza. Em 2020 e 2021, por força da pandemia, foram suspensos presencialmente, tendo sido retomados em novembro de 2022 com o contributo do bispo auxiliar D. Nuno Almeida que apresentou uma reflexão sobre a Pastoral Juvenil a partir dos documentos pré-Sínodo e de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Alberto Gonçalves referiu que as formações neste ano pastoral têm como pano de fundo a JMJ, mas não se esgotam na preparação deste «grande» evento.

“A Jornada é uma parte do caminho. Queremos que a caminhada seja também pós Jornada, que é já a partir de 7 de agosto”, salientou.

O terceiro encontro, no dia 4 de março, é dedicado à oração em grupo, com a Irmã Manuel Silva. Parte da formação será na Capela Imaculada.