DM - Carla Esteves | 30 Jan 2023
Festas de S. Vicente tem procissão carregada de fé e emoção
A Procissão em Honra do Mártir S. Vicente marcou o encerramento de vários dias de celebrações.
  © DM

Centenas de bracarenses assistiram, ontem  dia 29 de janeiro, à Procissão em Honra do Mártir S. Vicente, que marcou o encerramento de vários dias de celebrações com epicentro na igreja paroquial de S. Vicente, em pleno centro da cidade de Braga.

Emoção e muita fé marcaram a passagem dos cinco andores que compuseram o cortejo religioso que, este ano, voltou ao seu formato tradicional, percorrendo a pé algumas das principais artérias da freguesia, tendo como ponto alto a passagem da imagem do Santo padroeiro das crianças.

Transportados pelos irmãos da Irmandade de S. Vicente os andores de S. Vicente, S. João, Nossa Senhora de Fátima, Santa Teresinha e S. José seguiram, num cortejo colorido, que além dos anjinhos e demais figurantes contou também com a participação da Rusga de São Vicente e foi animado ao som das cantigas entoadas pelos Romeirinhos.

A terminar a procissão marcaram presença entidades religiosas, nomeadamente o pároco da freguesia, padre Rui Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Daniel Pinto, e a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Olga Pereira.

Ao longo do trajeto muitas habitações ostentavam a tradicional colcha estendida à janela ou varanda, emprestando maior solenidade à passagem da procissão.

Também algumas doceiras, vendendo os moletinhos de São Vicente, os rebuçados do Senhor e outros doces típicos da romaria marcaram presença no adro da igreja, deixando um último cheirinho da festa que anualmente anima a freguesia.

No final do percurso, o cortejo regressou à igreja paroquial, tendo sido rezada a oração da tarde e os fiéis presentes foram abençoados pelo pároco.

Foi então tempo da Rusga de S. Vicente cumprir outra das tradições mais amadas pelos vicentinos, entoando os “Romeirinhos” e protagonizando cantigas e danças no adro da igreja.

O presidente da Assembleia-Geral da Irmandade, Diogo Lima, considerou que as celebrações deste ano decorreram da melhor forma, marcando um regresso presencial em pleno, que era muito aguardado.

«As pessoas tinham muita vontade de voltar a viver estas celebrações em pleno, esta azáfama, que apesar de dar trabalho, é uma grande alegria por estarmos todos a trabalhar em comunidade», afirmou.

Durante a manhã de ontem oportunidade houve ainda para a realização da mostra/venda de moletinhos e do Licor de São Vicente.

No próximo dia 2 de fevereiro terá lugar, na igreja de S. Vicente, a Festa da Solenidade de Nossa senhora da Luz, que celebra a apresentação de Jesus no Templo e da Purificação da Virgem Maria.

Antes, na tarde do dia 1 de fevereiro, as crianças do Patronato de Nossa senhora da Luz deslocam-se à igreja para prestar homenagem à sua padroeira. Nessa noite realiza-se uma vigília onde se reza e canta à Senhora da Luz.

Palavras-Chave: