Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DM - Joaquim Martins Fernandes | 27 Jan 2023
Arquidiocese de Braga disponibiliza espaço para acolher sem-abrigo na vaga de frio
Plano acionado pela proteção civil é coordenado pela delegação de Braga da Cruz Vermelha.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

A Arquidiocese de Braga disponibilizou espaços para acolhimento aos sem-abrigo, no âmbito do plano de emergência acionado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para vigorar durante a vaga de frio que o país está a atravessar. 

As instalações foram cedidas na sequência do pedido dirigido à Arquidiocese pela Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, que é a entidade que está a coordenador o plano dirigido especialmente aos sem-abrigo, no concelho.

Em declarações ao Diário do Minho, o padre Tiago Freitas, do Gabinete do Arcebispo Primaz, revelou que as instalações cedidas integram as instalações do Centro Cultural e Pastoral da Arquidiocese de Braga, localizado na Rua de S. Domingos. “Recebemos a solicitação da Delegação de Braga da Cruz Vermelha e a Arquidiocese disponibilizou, de imediato, instalações no Centro Cultural e Pastoral, na Rua de S. Domingos, onde os sem-abrigo podem ser acolhidos”, sublinhou o sacerdote, dando conta que “se as pessoas aparecerem, os espaços estão prontos para as acolher”.

Antes de a Proteção Civil acionar o plano de emergência, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa tinha já delineado um plano para a vaga de frio que a região atravessa. A ativação do plano ocorreu por as temperaturas mínimas terem atingido os zero graus em dois dias consecutivos. A concretização consiste no acolhimento dos sem-abrigo no centro disponibilizado pela Arquidiocese de Braga, retirando do frio a população que mais riscos enfrenta com as baixas temperaturas que a região e o país estão a registar.

Em simultâneo, a Delegação de Braga da Cruz Vermelha continua a desenvolver todo o trabalho no terreno, com a distribuição de alimentação, cobertores e outros agasalhos a quem vive nas ruas.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190