Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga | 23 Jan 2023
II Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa
O II Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa que decorrerá nos próximos dias 2 e 3 de março, no Palácio Real de Santa Elena e Constantino de Palermo, na Sicília, Itália.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Divulgação

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa (RECESSAP ) apresentou, na tarde do dia 19 de Janeiro, na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madrid (Espanha), a edição do II Congresso Europeu da Semana Santa e Páscoa que decorrerá nos próximos dias 2 e 3 de março, no Palácio Real de Santa Elena e Constantino de Palermo, na Sicília, Itália.

Organizado pela Rede Europeia, da qual faz parte a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, em colaboração com a Fundação Frederico II de Sicília (Itália), sócia da Rede Europeia, o congresso realizar-se-á, pela primeira vez no formato presencial. As jornadas, cujo Comité Científico é presidido pelo professor Ignazio Buttitta, incluirão conferências e mesas redondas, constituídas por especialistas de diferentes países. A inscrição é gratuita.

Durante a apresentação, o Presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Juan Ramón Valdivia, sublinhou a importância deste Congresso, cuja realização terá como ponto estratégico alcançar o reconhecimento como Itinerário Cultural Europeu. Insistiu, ainda, na necessidade de continuar a trabalhar neste tipo de projetos, aos quais se juntam o Encontro de Confrarias e Irmandades, assim como, o Dia da Rede Europeia. Referiu que estes eventos “nos ajudam a pôr em destaque a acção da Rede cujo trabalho de enquadramento cientifico e social é, sem dúvida imprescindível”.

Por sua vez, o coordenador do Comité Científico da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Julio Grande, recordou que “uma das principais linhas de trabalho da Rede, consiste na necessidade de conhecer, investigar e avançar no futuro da Semana Santa a partir de uma abordagem multidisciplinar”.

 Participaram também os representantes dos diversos municípios que integram a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, o assessor especial do Programa de Itinerários Culturais, Eladio Fernandé, e o Chefe de Serviço do Departamento Jurídico e Programas Europeus da Sub-direcção Geral de Gestão e Coordenação de Bens Culturais do Ministério da Cultura e Desporto do Governo Espanhol, Sergio Ortega.

Aprofundar a dimensão europeia da Semana Santa

As Celebrações da Semana Santa e Páscoa constituem, sem dúvida, uma das mais ricas manifestações da religiosidade popular na Europa. A sua ampla difusão, a variedade de rituais e manifestações, a participação social que geram configuram como um dos elementos de grande interesse científico, cultural e social.

A Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa trabalha incessantemente na conservação e difusão deste rico património. Para tal, é necessário ter como requisito imprescindível, o estudo e a investigação deste mesmo património, contribuindo assim para um melhor conhecimento destes complexos processos culturais e das suas comunidades.

O Congresso Europeu tem como objectivo principal aprofundar a dimensão europeia deste património comum, porém, diverso. Pretende-se mostrar uma visão de como são e o que representam, na atualidade estas celebrações no continente europeu, contribuindo para um melhor e maior conhecimento e preservação das mesmas.

Este Congresso Europeu, que poderá ser seguido em direto através do sitio web do congresso, pretende reunir especialistas de diferentes nacionalidades e contribuir para o intercambio e colaboração científica sobre um património que mantém viva a sua existência, ano após ano, congregando um grande número de fiéis, turistas, interessados e curiosos.

O último dia de inscrições (gratuitas) para os participantes é 22 de fevereiro de 2023. O prazo de submissão de resumos para palestrantes termina no dia 10 de fevereiro.

Mais sobre a Rede Europeia

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.

Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190