Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Gabinete de Imprensa do CNE
 | 19 Jan 2023
Simpósio do CNE decorre em Coimbra
Aliando workshops de concretização pedagógica no escutismo, na escola, na catequese e na família, com esta iniciativa o Corpo Nacional de Escutas (CNE) pretende aprofundar uma das áreas de desenvolvimento do seu Programa Educativo.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Divulgação

Criar um espaço de diálogo e partilha nos contextos social, escutista, eclesial e académico é o grande objetivo deste Simpósio que reúne no auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra, 10 especialistas de diferentes áreas do saber. O encontro será nos dias 28 e 29 de janeiro.

Susana Sá, Carlos Costa, Américo Pereira, Maria Manuel Vieira, Sandra Ribeiro, João Barbosa de Melo, Juan Ambrosio, João Duque, Miguel Vale Almeida, Inês Espada Vieira e Jorge Teixeira da Cunha irão protagonizar diversos diálogos cruzados e conferências plenárias que ajudarão a identificar os diversos lugares da afetividade e sexualidade na configuração da identidade pessoal. Aliando workshops de concretização pedagógica no escutismo, na escola, na catequese e na família, com esta iniciativa o Corpo Nacional de Escutas (CNE) pretende aprofundar uma das áreas de desenvolvimento do seu Programa Educativo.

Durante dois dias, o programa deste simpósio pretende ser uma oportunidade para consolidar o trabalho desenvolvido no contexto do Projeto Entre Linhas.

Aberto a escuteiros, a professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), Catequistas, educadores em geral e a todos os interessados nesta temática, as inscrições podem realizar-se neste formulário, até ao dia 22 de janeiro.

Diálogo e encontro são marcas deste simpósio, em linha com a proposta do Papa Francisco: “Numa sociedade pluralista, o diálogo é o caminho mais adequado para se chegar a reconhecer aquilo que sempre deve ser afirmado e respeitado e que ultrapassa o consenso ocasional. Falamos de um diálogo que precisa de ser enriquecido e iluminado por razões, por argumentos racionais, por uma variedade de perspectivas, por contribuições de diversos conhecimentos e pontos de vista, e que não exclui a convicção de que é possível chegar a algumas verdades fundamentais que devem e deverão ser sempre defendidas” (Fratelli tutti, 211).

A sexualidade, como espaço de identidade e relação, dimensão integrante de cada jovem, que o define e condiciona no seu crescimento, é hoje um campo educativo que reclama uma atenção especial por parte do CNE, sempre preocupado em apresentar leituras da realidade e propostas educativas relevantes em linha com os questionamentos de cada tempo e geração.

Este simpósio resulta do Projeto “Entre Linhas. A sexualidade humana: entre a natureza, a cultura e a liberdade”. Uma reflexão que o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, está a desenvolver desde 2020, com o apoio da Fundação Porticus e em parceria com outras instituições, como a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã o Movimiento Scout Católico e a Conferência Internacional Católica do Escutismo – Região Europa Mediterrâneo.

A equipa de desenvolvimento deste Projeto é constituída por quase duas dezenas de elementos de norte a sul do país e também de Espanha e Itália. Durante dois anos escutaram especialistas de áreas tão diversas como a antropologia, o direito, a sociologia, a biologia e a teologia, e também escuteiros entre os 18 e os 22 anos, bem como os dirigentes mais jovens. Desta escuta ativa, resultou a perceção de situações que reclamam um acompanhamento mais próximo e atento e a aposta num ambiente educativo pautado pela integração e acolhimento.

Este trabalho de reflexão quer ainda capacitar os dirigentes do CNE para pensarem e agirem, no contexto da educação, sobre a afetividade e sexualidade humanas, num trabalho cada vez mais consciente e profundo de transformação social e aprofundamento da fé cristã entre os jovens.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190