DACS | 12 Jan 2023
Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos: 18 a 25 de Janeiro
Este ano a celebração ecuménica, em Braga, acontece na igreja Metodista, no dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 21h.
  © DR

“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 7) é o tema escolhido para a Semana de Unidade dos Cristãos, que acontece de 18 a 25 de janeiro. Este ano a celebração ecuménica, em Braga, acontece na Igreja Metodista, no dia 19 de janeiro, quinta-feira, às 21h. O momento de oração conta com as presenças de D. Sifredo Teixeira, bispo da Igreja Metodista, D. Jorge Pina Cabral, da Igreja Lusitana (Comunhão Anglicana), e de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga.

Todos os anos o Oitavário é celebrado no hemisfério norte entre as festas de São Pedro e São Paulo. No hemisfério sul costuma ser feito na semana que antecede Pentecostes.

O subsídio para a Semana de Unidade dos Cristãos é preparado e publicado em conjunto pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas.

Neste ano, o tema e subsídios para reflexão foram escolhidos e preparados por um grupo de cristãos nos Estados Unidos da América, convocado pelo conselho de Igrejas do Minnesota.

“Os  membros  do  grupo de  redação  do Minnesota  esperam  que  suas  experiências  pessoais  de racismo e desvalorização de seres humanos sirvam como testemunho da desumanidade dos filhos de Deus  uns para com  os  outros.  É  também  com  muita  esperança  que,  como  cristãos,  eles incorporam o dom da unidade que vem de Deus para denunciar e erradicar as divisões que nos impedem de compreender e experimentar a realidade de sermos todos pertencentes a Cristo”, diz o subsídio.

Texto Bíblico para o ano de 2023

Isaías 1, 12-18

Quando vindes apresentar-vos diante de mim, quem vos pede que piseis os meus átrios? Cessai de trazer oferendas vãs: a fumaça, tenho-lhe horror! Lua nova, sábado, convocação de assembleia... não aguento mais crimes e festas. As vossas luas novas e as vossas solenidades detesto-as, são um fardo  para  mim,  estou  farto  de  suportá-las.  Quando  estendeis  as  mãos,  cubro  os  olhos,  podeis multiplicar as orações, não as escuto: vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos,

tirai do alcance do meu olhar as vossas más ações, cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça.