10 janeiro 2023

Testemunho da família é fundamental

Fotografia DR

DM - Jorge Oliveira

Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promoveu encontro de formação para agentes.

O Departamento da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga promoveu no sábado o segundo de três encontros para agentes da Pastoral Familiar.

A formação decorreu no Centro Pastoral e Cultural da Arquidiocese e esteve a cargo do padre Paulo Duarte, SJ, que abordou o tema “O serviço da Família na Igreja”.

O sacerdote, que já havia orientado o primeiro encontro, em outubro de 2022, com o tema/questão “Igreja: qual o sentido teológico?”, destacou neste segundo encontro o papel da família como “igreja doméstica” no seio da Igreja maior, a Igreja de Cristo.

O sacerdote partiu das relações humanas dentro da família (esposos, pais, filhos, avós), para depois falar da importância do serviço da família na comunidade, no conjunto de famílias.

"Primeiramente, a grande missão é o serviço interno dentro da família para ajudar, etc. e depois o grande serviço alargado que é a comunidade numa paróquia, ou na Arquidiocese", disse.

O formador sublinhou que o testemunho e trabalho em casa, no núcleo familiar, «é fundamental» para a transmissão de valores.

«É partir de casa que se transmitem os valores. E são esses valores, não é só uma coisa abstrata mais uma vez enquanto educação geral ou que se aprende fora, mas é dentro da família. A grande educação é a partir do testemunho de vida em família», reforçou.

Por outro lado, o sacerdote defendeu que as comunidades também têm que se preparar para as famílias, ou seja, criar condições para as acolher e integrar, num «trabalho de serviço de comunhão e de vida».

O encontro contou com a presença de agentes da Pastoral Familiar de vários Arciprestados, incluindo sacerdotes e um seminarista.

A terceira sessão está agenda para o dia 4 de março com o tema “Os desafios dos agentes da Pastoral Familiar na atualidade”, também no Centro Pastoral da Arquidiocese, entre as 9h30 e as 12h00.

O objetivo deste ciclo de encontros  é formar e animar os agentes pastorais que trabalham com as famílias em toda  a Arquidiocese para que estas se sintam mais esclarecidas e capazes de enfrentar os desafios de hoje, disse o casal coordenador do Departamento, Rosa e Amândio Cruz.

O Departamento, além destes encontros de formação, está a dinamizar a “Escola de Famílias”, realizando-se a próxima sessão já no próximo sábado, 14 de janeiro, às 21h15, no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão, com o tema “Educar na adolescência: Capacitar para a construção de projetos profissionais e afetivos”, o qual será explorado por Teresa Tomé Ribeiro, uma mãe de oito filhos, professora adjunta da Escola Superior de Enfermagem do Porto e doutorada em Bioética.

Escola de Famílias é aposta ganha

O ano passado, o Departamento decidiu descentralizar esta iniciativa, que vai na quarta edição, para que ela possa chegar a todos os Arciprestados e não se ficar só em Braga, e a experiência tem-se revelado positiva.

«Os encontros têm corrido bem, naturalmente que uns melhor que outros, julgo que é uma aposta ganha. A próxima sessão em Famalicão tudo indica que vai envolver muito o Arciprestado, e a ideia é mesmo essa, é ir ao encontro das famílias com as temáticas sensíveis que as próprias famílias vivem», disse Amândio Cruz, notando que o tema “Educar na adolescência” é um tema «forte» e de «grande interesse e atualidade», pois toca a vida quotidiana de muitas famílias.

O responsável adiantou que o Departamento está a ponderar apresentar o próximo encontro de Escola de Famílias de forma híbrida, ou seja, no modo presencial e via online, para possibilitar a participação de quem vive mais longe.