
Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?
“A Cúria é um lugar de acolhimento, de paz. É a face da arquidiocese para todos os que nos procuram, é o rosto da Igreja sinodal samaritana”, afirmou D. José Cordeiro, Arcebispo da Arquidiocese de Braga, na celebração de Natal dos departamentos e funcionários da Cúria diocesana.
O encontro decorreu esta sexta-feira, 23 de dezembro, no seminário de Nossa Senhora da Conceição e iniciou, às 11h, com um momento de partilha e reflexão. Seguiu-se a celebração da Eucaristia na Capela da Imaculada e o tradicional almoço de convívio e confraternização.
Conduziram o encontro, além do arcebispo, o Bispo Auxiliar, D. Delfim Gomes e o Cónego José Paulo Abreu, Vigário Geral e Moderador da Cúria Arquidiocesana.
Ao dar início ao momento de reflexão o cónego partilhou o texto que havia preparado sobre o sentido da construção do presépio nas vidas e na família. Ele lembrou aos colaboradores que estes são "o coração da igreja local", agradecendo o empenho e a dedicação de todos. "Continuamos a contar convosco", disse.
D. Delfim destacou que ao falar do presépio vê-se que as figuras centrais são a família e "nesta família de missão que somos, se falta uma das peças ela fica não concluída. Também quero fazer parte dessa família e convosco, para servir essa Arquidiocese".
Na Eucaristia, D. José falou que o Natal é a ocasião de sentirmos que a salvação é o encontro consigo, com os outros e com Deus. "Quando o bem se faz, sem esperar nada em troca, este produz frutos abundantes", ao falar sobre o trabalho na Cúria.
"Quanto mais verdadeiros, ao jeito do Evangelho, mais poderemos acolher esse Verbo que se fez carne", afirmou. "Que a mão do Senhor esteja com cada um de nós. Deus não nos pede o êxito, mas a nossa fidelidade - e esse é um caminho de paciência, entrega e oblação, para que o Evangelho possa brilhar", concluiu.
P. Paulo Alexandre Terroso Silva
Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga
253203180
253203190