12 dezembro 2022

Famílias são convidadas a recordar o significado do Natal às crianças

Fotografia Avelino Lima

DACS com Jorge Oliveira (DM)

As imagens do Menino Jesus foram levadas pela comunidade para serem abençoadas na Basílica dos Congregados.

A Basílica dos Congregados, em Braga, voltou a celebrar, neste 11 de dezembro, o ritual da “Bênção dos Bambinelli”, depois da interrupção por causa da pandemia. As imagens do Menino Jesus foram levadas pela comunidade para serem abençoadas na celebração.

O reitor da Basílica dos Congregados, padre Paulo Terroso, convidou as famílias bracarenses a explicarem às crianças o verdadeiro sentido do Natal, no meio de inúmeras atrações que são propostas nesta quadra festiva.

"A iluminação é importante, o mercado de Natal também, mas precisamos de nos centrar naquilo que é fundamental, no protagonista da história do Natal – o Menino Jesus, o Filho de Deus que encarnou e se fez homem", realçou o sacerdote.

Neste contexto, o sacerdote destacou particularmente o papel dos avós, importantes guardiões e transmissores de conhecimentos, de saberes, de tradições e de vivências.

“A celebração do espírito do Natal cristão depende de todos nós. É uma época mais voltada para as crianças, mas nós adultos e, especialmente os avós, temos um papel importante para que o Natal mantenha a sua verdadeira essência”, reforçou.

Num tempo marcado pelos efeitos da pandemia e da guerra na Ucrânia que levaram a uma crise económico-social que a todos afecta, o padre Paulo Terroso deixou o desejo de um Natal vivido em paz, com saúde, amor e fraternidade.

A seguir à bênção das imagens do Menino Jesus aconteceu o concerto de Natal apresentado pelo Unquiet Brass, quinteto de jovens músicos da Universidade do Minho, que interpretou, em duas partes, 11 temas alusivos à época do Natal como “Amazing Grace”, “God Rest Ye Marry Gentleman”, “O come all Ye Faithful”, entre outros.

Origem da Bênção

A “Bênção dos Bambinelli” foi iniciada na Igreja Católica pelo Papa Paulo VI, em 1969, no III Domingo do Advento, com o objetivo de assinalar o verdadeiro espírito natalício. Desde aí, o costume espalhou-se para muitos países, incluindo Portugal. Assim, no chamado “domingo gaudete”, Domingo da Alegria, são benzidas imagem do Menino Jesus em milhares de igrejas em todo o mundo antes de serem colocadas no presépio.