Colaborador | 2 Mar 2011
NOMEAÇÃO
Cónego José Paulo Abreu nomeado Deão da Sé Primacial de Braga.

D. JORGE FERREIRA DA COSTA ORTIGA, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.

PROVISÃO

JOSÉ PAULO LEITE DE ABREU

Deão do Cabido da Basílica Primacial de Braga

Encontrando-se vaga a Dignidade de DEÃO do Cabido da Sacrossanta Basílica da Sé Primacial Bracarense, por nomeação do Ilustríssimo e Reverendíssimo Cónego Doutor Pio Gonçalo Alves de Sousa para Bispo Auxiliar do Porto;

Pretendendo dotar a Instituição Capitular da capacidade de resposta aos novos desafios que quotidianamente lhe são colocados;

Hei por bem, de acordo com o art.º 7 do Estatuto do Cabido da Sé de Braga, e depois de efectuar as consultas estatutárias, nomear DEÃO do Cabido da Basílica da sé Primacial de Braga, com todos os direitos e deveres que, por lei ou costume, competem a esta Dignidade, em particular os que constam no art.º 19 da referida norma fundamental, o Ilustríssimo e Reverendíssimo Cónego Doutor JOSÉ PAULO LEITE DE ABREU.

A Arquidiocese e o Cabido da sua Catedral muito esperam do zelo, dedicação e competência do Sacerdote, agora chamado ao desempenho de novas funções, sem prejuízo das que proficientemente vem exercendo.

Para memória se outorga a presente PROVISÃO, que fica registada na Cúria Arquiepiscopal.

Braga e Cúria Arquiepiscopal, 02 de Março de 2011.

Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz

Pe. João Paulo Coelho Alves, Chanceler

..............................................................................................................................

Cón. José Paulo Leite de Abreu

Dados Biográficos

Data de Nascimento: 1959-10-23

Naturalidade: S. Pedro de Azurém - Guimarães

Data de Ordenação: 1983-03-20

Local de Ordenação: Silvares - Guimarães

Grau Académcio: Licenciatura em Teologia (Faculdade de Teologia - Braga) e Doutoramento em História da Igreja pela Pontifícia Universidade  Gregoriana (Roma).

Serviço Apostólico

3/10/1982 - Nomeado Colaborador do Diário do Minho e no Secretariado Arquidiocesano da Catequese.

01/10 / 1983 - Foi estudar para Roma.

10/09/1987 - Após a conclusão de estudos universitários em Direito Canónico e História Eclesiástica, nomeado para prestar serviço na Faculdade de Teologia da U.C.P., extensão de Braga e na Cúria Arquidiocesana, defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico.

17/12/1988 - Nomeado Reitor da Basílica dos Congregados, Braga.

05/08/1993 - Dispensado da Reitoria da Basílica dos Congregados, Braga.

04/09/1997 - Nomeado para a Direcção do Instituto de História e Arte Cristã (IHAC).

24/12/1998 - Nomeado Cónego Capitular da Sé Primaz, Braga.

06/01/2000 - IHAC - Nomeado Director do Gabinete de actividades culturais.

27/07/2000 - Nomeado Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, Braga.

06/01/2002 - Nomeado Director do Museu Diocesano Pio XII e Medina.

22.07.2007 - Dispensado de Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo. Vigário Geral e Moderador da Cúria Arquidiocesana.