23 novembro 2022

YouNight em Barcelos

Fotografia COA Barcelos

DACS com COA Barcelos

O evento foi promovido pelo Comité Organizador Arciprestal (COA) de Barcelos lançado a toda a juventude do concelho (aos grupos e movimentos juvenis paroquiais, décimos anos da catequese e, claro, escuteiros).

A celebração do Dia Mundial da Juventude, no Arciprestado de Barcelos, reuniu cerca de 500 jovens que participaram do YouNight (You=Youth), realizado na última sexta-feira, dia 18 de novembro.

“A concentração aconteceu no exterior da igreja do Senhor da Cruz. Após o acolhimento e a oração inicial, os jovens foram convidados a visitar algum do património da cidade e a descobrir a história da JMJ, através de um ‘peddy paper’ que pela sua dinâmica permitiu o convívio e a partilha entre todos”, disse a organização.

Devido às condições climatéricas adversas o restante da atividade foi feita no interior da igreja, com a execução dos hinos das últimas Jornadas Mundiais da Juventude e lida a mensagem amiga do Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro.

“Caminhai uns com os outros, com Jesus Cristo, sem medo e com profunda alegria! Juntos e todos somos igreja sinodal e samaritana, onde há Amor verdadeiro, aí habita Deus!”, exortou o arcebispo.

“Os participantes tiveram ainda uma palavra de esperança e de incentivo por parte da Dra. Mariana Carvalho. A Vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Barcelos, ‘feliz por nunca ter presenciado o templo do Senhor da Cruz tão cheio, e logo com juventude’, deixou a certeza de que o município irá estabelecer uma parceria de colaboração com o Arciprestado apoiando os jovens locais e todas as iniciativas a serem realizadas, mormente relacionadas com a JMJ Lisboa 2023”, destacou o COA.

Antes da oração final, Pe. Paulo Sá agradeceu a todos os participantes (sacerdotes, animadores/catequistas, jovens e adolescentes) bem como às entidades pelo apoio prestado a esta iniciativa.

O assistente da Pastoral Juvenil exaltou a forma “como a juventude viveu com entusiasmo esta primeira iniciativa noturna sinalizando-a como um marco importante na caminhada rumo a 2023, convidando todos para o dia 5 de fevereiro de 2023, por ocasião doacolhimento/peregrinação dos símbolos oficiais da JMJ”.

A passagem dos símbolos por terras barcelenses acontecerá de 5 a 7 de fevereiro de 2023