DACS com DM | 14 Nov 2022
Arcebispo de Braga visitou o Agrupamento n.º 1 da Sé
Visita decorreu a 5 de novembro.
  © DR

O Agrupamento n.º 1 da Sé de Braga recebeu, no passado dia 5 de novembro, a visita do Arcebispo de Braga. O prelado foi acolhido pelos cerca de 130 elementos, incluindo Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Caminheiros, dirigentes e o assistente, o cónego Manuel Joaquim.
D. José Cordeiro além de visitar a sede do agrupamento teve também a oportunidade de visitar todas as secções e conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de cada uma delas.

No acolhimento, o chefe de Agrupamento recordou a D. José Cordeiro as origens do Escutismo Católico Português, que nasceu há 99 anos, pela iniciativa do então Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos. Paulo Silva destacou ainda o facto de o Agrupamento da Sé ser o primeiro de muitos de um movimento juvenil que se espalhou por todo o país. O chefe de Agrupamento agradeceu a visita e partilhou com o Arcebispo a figura, tema e lema deste ano escutista, em que se comemora o centenário da fundação do Corpo Nacional de Escutas, e assim sendo, do Agrupamento n.º 1.

Depois da visita à sede, o Agrupamento e o Arcebispo dirigiram-se à Sé de Braga para a cerimónia de Investidura de Guias na capela de Nossa Senhora da Glória, seguida da eucaristia presidida por D. José Cordeiro e animada pelo Agrupamento. A celebração terminou com a cerimónia da Partida do Caminheiro Diogo Casal Novo, que marca o fim da sua etapa escutista como Caminheiro

Palavras-Chave:
Escuteiros  •  CNE  •  Sé - Braga  •  1