DACS | 27 Out 2022
Lançado documento para a Fase Continental do Sínodo
Documento reúne o contributo de 112 conferências episcopais, movimentos, associações, pessoas singulares e grupos.
  © DR

O Vaticano publicou hoje, 27 de outubro, o documento para a etapa continental do Sínodo 2021-2024, com base nas sínteses oferecidas pelas conferências episcopais e organismos católicos, apontando à necessidade de incluir todos, com referência aos “exilados” da Igreja.

O texto divulgado durante a conferência na Sala de Imprensa da Santa Sé, esta manhã, aponta que “as sínteses mostram com clareza que muitas comunidades já compreenderam a sinodalidade como um convite a pôr-se à escuta daqueles que se sentem exilados da Igreja. Os grupos que experimentam um sentido de exílio são diversos, começando por muitas mulheres e jovens que não sentem reconhecidos os próprios dons e as suas capacidades”.

O percurso sinodal foi iniciado em 2021 pela escuta das Igrejas locais. Depois as Conferências Episcopais e todas as Igrejas Católicas Orientais trabalharam com base no resultado das Igrejas particulares. Agora segue a etapa continental que culminará com a celebração das Assembleias Sinodais Continentais, entre janeiro e março de 2023.