DACS COM ECCLESIA | 19 Out 2022
D. José Traquina: “Sustentabilidade das instituições Sociais está em causa”
Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana preocupado com a capacidade de resposta das Instituições às necessidades da população em situação de pobreza.
  © Agência ECCLESIA/OC

O Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (CEPSMH) manifestou, esta quarta-feira, a sua preocupação com a sustentabilidade das Instituições Sociais.

D. José Traquina reconhece que “a situação é muito complicada”.

O Bispo reconhece que “estamos a viver um momento em que é difícil vislumbrar a sustentabilidade das instituições. Algumas, pela sua grandeza e capacidade de resposta, necessitam da atenção do Ministério (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), porque não se trata de uma ajuda pontual, mas uma resposta organizada”.

No final do 34º Encontro de Pastoral Social, que decorreu em Fátima, o responsável reconheceu que algumas instituições estão a vender “património para conseguir sobreviver”. Acrescentou ainda que o Estado conta com as respostas dadas pelas Instituições Sociais, “respostas que não dá nos seus serviços” e que são realizadas “pelos mínimos de custos”.

“Temos tido capacidade e acolhimento da ministra da Segurança Social que tem mostrado capacidade de diálogo para olhar os problemas e dialogar sobre eles. Espero que essa capacidade se mantenha com objetividade e realismo, dando às instituições meios e capacidade para responder à realidade”, adiantou.