DACS com DM | 10 Out 2022
Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha visita o Vaticano
Unidade está integrada no equipamento social da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
  © DR

43 utentes do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha viajaram até Itália, no passado dia 27 de Setembro, para visitarem a cidade de Roma e o Vaticano. A instituição refere que foram “três dias intensos de muitas emoções e novas experiências».

No Vaticano, os participantes tiveram “o privilégio de participar na audiência na Praça de São Pedro, sentados a poucos metros do Santo Padre, que fez referência, publicamente, ao nome deste centro e instituição”, referem os responsáveis.

Após a audiência os utentes, acompanhados pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Rui Maia, e pelo director do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha, conheceram pessoalmente o Papa Francisco.

O grupo ficou hospedado na Casa San Juan de Ávila. Os utentes, nos três dias, visitaram as principais atracções de Roma, nomeadamente o Coliseu, o Arco de Constantino, o Fórum Romano, a Praça Veneza, a Fonte de Trevi, o Panteão, a Praça Navona, a Basílica de Santa Maria Maior e a Basílica de São Pedro no Vaticano, passando também pela Basílica de São João de Latrão, a Basílica de São Paulo e o Circo Máximo.

A viagem começou a ser planeada em 2020, quando o centro completou 25 anos desde a sua inauguração. A sua “concretização é o realizar de um sonho para todos os utentes”, refere a instituição.

A angariação de fundos para a viagem foi possível através da realização de diversas actividades, nomeadamente a edição e venda de agendas, a Feira Medieval em Touguinha, a participação na Feira de Artesanato e da Gastronomia de Vila do Conde, contando com o apoio de parcerias e da própria instituição.

Palavras-Chave: